PARE E PENSE!!!

“A CARNE E O ESPÍRITO”

Somos providos de duas naturezas, carne e espírito, e nesta etapa que vivemos dentro deste corpo carnal, ocorre uma luta permanente entre ambas. Eventualmente a carne toma à dianteira, contudo, é com a palavra da verdade que você alimenta o espírito, para assim ganhar a luta. O estudo a seguir, tem por finalidade equipar tua mente, com as armas necessárias, para que possas vencer esta guerra.

O fundamento bíblico declara que ambas se opõem, ou seja; uma nunca satisfará o desejo da outra.

“Porque o desejo da carne é contra o Espírito, e o do Espírito é contra a carne, e estes se opõem entre si, para que não façais o que quereis.” GÁLATAS. 5: 17.

A VIDA DO ESPÍRITO SE MANIFESTA ONDE HÁ MATURIDADE

O apóstolo Paulo em sua carta aos Efésios cita que após sermos expostos a esta palavra, somos selados, este selo tem a propriedade de trazer-nos uma maturidade espiritual, capacitando-nos ao discernimento do bem e do mal.

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; EFÉSIOS. 1: 13.

Em Hebreus ele compara este conhecimento, como mantimento, comida sólida. “Comendo” este evangelho, você está apto para entender e identificar as situações desta vida.

Mas o alimento sólido é para os que alcançaram maturidade, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. HEBREUS. 5: 14.

MATURIDADE NÃO VEM PELO LER

Esta sabedoria só se adquire ouvindo, é necessário que alguém te explique estas verdades.

“Assim que a fé é pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Deus.” ROMANOS. 10: 17.

Em determinado momento Paulo escrevendo aos Coríntios, lhes explica a necessidade de serem maduros, pois já tinham sidos expostos a este evangelho.

Sem duvida falamos sabedoria entre os que alcançaram maturidade; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; 1ª CORÍNTIOS. 2: 6.

Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; 1ª CORÍNTIOS. 2: 7.

Esta sabedoria é falada em mistérios, e mistério é algo que tem de ser aclarado, por isso a necessidade de se ter uma explicação límpida e clara.

A MATURIDADE NÃO VEM PELOS SACRIFÍCIOS

Um dos textos mais contundentes das cartas de Paulo acerca de usos e costumes, fato muito comum dentro das igrejas, foi direcionado aos Colossenses. Fica muito claro, que regras, estatutos, ordenanças, as chamadas doutrinas, não servem, para nada. E mais, Deus não leva em conta estes sacrifícios.

Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies?  As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e “doutrinas dos homens”; As quais têm, na verdade, alguma “aparência” de sabedoria, em “devoção voluntária”, humildade, e em disciplina do corpo, mas “não são de valor algum” senão para a satisfação da carne. COLOSSENSES. 2: 20 – 23.

Dirigindo-se mais uma vez a igreja dos Hebreus, Paulo desqualifica por completo a pratica dos sacrifícios. O chamado de um cristão para os dias atuais é estar em repouso, Cristo já se sacrificou por nós.

Procuremos, pois, entrar naquele “repouso”, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. HEBREUS. 4: 11.

O evangelho é uma palavra viva e eficaz, este tem a propriedade de dividir, discernir e nos direcionar.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para “discernir” os pensamentos e intenções do coração. HEBREUS. 4: 12.

A PALAVRA ATUA

CONHECENDO O INIMIGO

O diabo deixou de ser, Paulo então cita aos Coríntios que toda tentação é humana, Não veio sobre vós tentação, senão humana… 1ª CORÍNTIOS. 10:1. Resta-nos então identificarmos nosso inimigo.

E quanto a passada maneira de viver, despojeis do velho homem, que está viciado, conforme aos desejos enganosos . EFÉSIOS. 4: 22.

Note que Paulo cita; este corpo “está” viciado, este é o desígnio da carne, ela sempre penderá para o mal. Um detalhe importante; não tente agradar a Deus em carne, pois esta sempre estará oposta as coisas espirituais.

Porquanto os desígnios da carne são inimizade contra Deus, pois não se sujeitam à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. ROMANOS. 8: 7.

DANDO A CONHECER A TUA POSIÇÃO

Quando Cristo morre na cruz, fomos crucificados juntamente com ele.

Sabendo isto, que o nosso velho homem foi crucificado juntamente com ele… Romanos. 6: 6.

E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Gálatas. 5: 24.

Na carta aos Gálatas, Paulo descreve nossa posição, após o sacrifício perfeito da cruz, ele declara explicitamente; Não tente santificar essa carne, pois o nosso viver diário, não depende mais dos sacrifícios da lei, vivam por fé.

Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. Gálatas. 2: 20-21.

Já estamos perfeitos. Assim como nossa carne esta completa com seus desejos enganosos, da mesma forma nosso espírito, também está completo, não precisamos de mais nada.

Porque com uma só oferta aperfeiçoou para sempre os que são santificados. Hebreus. 10: 14.

Um maduro entende que após a morte de Jesus de Nazaré, estabeleceu-se um novo pacto, aonde Deus nos vê sem pecados.
E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito: Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades. HEBREUS. 10: 15 – 17.

Embora estejamos neste vaso carnal, ele não nos pertence, este corpo não pode manchar o teu espírito, isto é apenas um veículo. E nele também fostes circuncidados com circuncisão não feita por mão ao lançar de vós o corpo pecaminoso carnal, na circuncisão de Cristo; COLOSSENSES. 2: 11.

O nosso salvo conduto é Cristo e este ressuscitado. Se o corpo pecaminoso esta morto, não se pode lançar culpa sobre nós. O sacrifício da cruz nos absolveu de qualquer condenação. Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. COLOSSENSES. 3: 3.

CONCLUSÃO

Somente através deste evangelho, conseguimos amadurecimento, para viver a vida do Espírito. Faça morrer o terrenal, comendo essa palavra de graça. Você é um abençoado!

Para solicitar estudos escreva-nos: estudosparepense@gmail.com

Curta nossas paginas no Facebook:

JH CALQUEOS https://www.facebook.com/JH-Calqueos-267765700080161/

LOUVORES EM GRAÇA – https://www.facebook.com/Louvores-EM-GRA%C3%87A-547150175483721/