PARE E PENSE!!!

“A FALSIDADE DO LIVRE ARBÍTRIO”

Posso eu perder minha salvação? Foi me dado o direito de escolher a Deus? Tenho que “aceitar” a Jesus, para ter meu nome escrito no livro da vida?

Estas e outras perguntas, tão comuns a cerca deste assunto; “salvação”, lhes serão respondidas neste precioso estudo que se intitula; “A falsidade do livre arbítrio”.

Livre arbítrio é uma palavra que você jamais encontrará escrita, em um dos 66 livros da bíblia. Logo isso é uma doutrina humana, não passa de inventos carnais. Paulo em uma de suas epistolas a Timóteo, alerta seu filho sobre estes, ele os qualifica como sendo ensinamentos de demônios.

Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns “apostatarão da fé”, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a “doutrinas de demônio”, 1ª TIMÓTEO. 4:1.

Obs. Antes de definirmos o que vem a ser doutrina de demônios, vamos aclarar mais uma vez; Apostatar da fé, significa, abandonar o verdadeiro evangelho da graça, é buscar a justificação através das obras, ou seja, teu esforço, teu sacrifício. Para os dias atuais, neste novo pacto, não servimos mais a Deus com a carne, mas sim com a mente. Portanto qualquer forma de culto com a carne, se constitui em uma doutrina demoníaca.

Veja no estudo, QUEM FOI ADÃO, nossa dualidade:
Carne = Gênero diabo.
Espirito (mente) = Gênero Deus.

O que vem a ser doutrina de demônios?
Seria o diabo sobre um púlpito pregando algum ensinamento?
Claro que não, pois o fundamento diz claramente que este ser, já foi destruído a mais de dois mil anos: (HEBREUS 2: 14). Porém um homem (tenha o título que tiver), dizer a igreja que você tem a liberdade, para se perder ou se salvar, esse se constitui em um ser demoníaco, pois ele com uma doutrina falsa, tenta anular a soberania de Deus.

Doutrina de demônio, é um ensino que nasce da mente do ser humano. Isto é colocar a Deus em uma condição limitada, onde a criatura (nós), podemos dizer ao criador (Deus). Eu me salvo ou me perco, segundo minha vontade.

No decorrer desta dissertação, iremos provar com evidências bíblicas; isto não ser verdade, pelo contrário; Deus tem todo o domínio, sobre nossas vidas.

A PREDESTINAÇÃO NO EVANGELHO

O que diz o evangelho sobre a salvação eterna? Em sua a carta a igreja de Roma, Paulo utiliza as escrituras (SALMOS – 143: 2), para dizer-lhes que ninguém, nenhum ser, sobre a face desta terra, tem qualidades ou capacidade, para buscar a Deus.

Como “está escrito”: Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; “não há quem busque a Deus”. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. ROMANOS. 3: 10 – 12.

As palavras são fortes, porém verdadeiras, o homem em sua condição carnal, é um inútil diante de Deus. Você não pode buscar ao Senhor, mas sim é ele que te escolhe e te busca. Outro verso desta carta, a qual o apostolo reafirma a soberania de Deus, se encontra no capitulo nove.

(Pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), ROMANOS. 9: 11.

Vejam que tremendo; Não nasceram, não fizeram bem ou mal, não tiveram oportunidade de fazer nenhuma obra da lei (Jejum, vigília, sacrifício, batismo…), para conseguirem o privilegio da salvação, e Papai Deus já determinou; a este eu quero (Jacó), ao outro (Esaú); deste estou aborrecido. Pode vir pintado de ouro, não escolhi este para filho. Irá você, discutir com Deus?

Abençoados, antes de qualquer coisa existir neste universo, Deus nos predestinou, para sermos dele e ponto final, ninguém tem o poder de anular ou mudar isto.

Como também “nos elegeu nele antes da fundação do mundo”, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; EFÉSIOS. 1: 4.

Um detalhe importantíssimo neste verso; O que vem a ser irrepreensível? Significa que embora estejamos, nesta condição humana, neste vaso de barro cheio de defeitos, ninguém pode imputar sobre nós, culpas e pecados.

Somente Deus pode ser nosso juiz, e o seu juízo determina, que na morte de cruz ele nos livrou de toda condenação. Não permita que ninguém lhe aponte o dedo e queira te lançar no inferno. Até porque, este não existe mais. Veja o que Paulo escreve a igreja aos Tessalonicenses.

Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade, 2ª TESSALONICENSES. 2: 13.

Dê graças a teu Deus, pois ele te escolheu, e te santificou, para que sejais dele. Ai não entrou o teu querer, ou como dizem por ai; o teu livre arbítrio.

A PREDESTINAÇÃO NOS LIVROS HISTÓRICOS

Nesta parte do estudo iremos ver, como Deus na pessoa de Jesus de Nazaré, ensinava a todos que estavam a seu redor. Em uma de suas parábolas, ele faz a seguinte observação:

“Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós”, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. JOÃO 15; 16.

Onde se encaixa aqui; hoje vou a igreja “aceitar” a Jesus? Se ele não te escolheu esqueça, o que você vai fazer lá é uma cena, para todos que estiverem presente neste recinto. Segue dizendo:

“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer”; e eu o ressuscitarei no último dia. JOÃO 6; 44.

Outra evidência de sua soberania e seu querer:

E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido. JOÃO 6; 65.

Por ventura você já ouviu aquela expressão? Se fulano está aqui hoje, isso é fruto das minhas orações, foi o meu Jejum, foi o meu joelho. Mentira, pura falácia. Se Deus não lhe concedeu o privilégio de ser um escolhido por ele, antes da fundação deste mundo, podem orar, jejuar, fazer campanhas, podem te colocar o melhor terno, andar com a maior bíblia nas mãos. Não te vistas por que não vais, “Ele”, somente “Ele”, tem o poder de determinar quem são seus filhos, e “predestina-los” a salvação.

O verso a seguir, é de uma revelação das mais extraordinárias acerca deste assunto; Você pode mostrar, tudo o que estamos relatando com evidências bíblicas a uma pessoa, se este, não foi escolhido a entender estas verdades, esqueça. Uma vez escravo, sempre escravo, uma vez lobo, sempre lobo, como da mesma forma; Uma vez ovelha, sempre ovelha.

E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava “e o Senhor lhe abriu o coração” para atender às coisas que Paulo dizia. ATOS. 16; 14.

Percebam o que Lucas está descrevendo aqui? Foi Deus que abriu o entendimento desta mulher, para que ela entendesse as riquezas insondáveis da gloria de Deus. Ninguém mais do que “Ele”, tem o poder para que isso se manifeste a seus filhos.

A PREDESTINAÇÃO NAS ESCRITURAS

Para finalizarmos; O apresentado neste estudo, joga por terra uma falsa acusação que sobre nós perdura a anos; Vocês são seguidores de Paulo, anulam toda a bíblia para levarem o povo a perdição. A pouco mostramos dentro da história, Deus falando claramente por meio de Jesus, acerca da eleição e predestinação de seus filhos.
Em suas cartas paulinas, o apostolo por diversas vezes utiliza as escrituras, para provar o que ele ensinava as suas igrejas. Isto não é nenhuma novidade ou uma doutrina inventada, mas sim promessas de Deus anunciada a seu povo pela boca de seus profetas. Ezequiel um dos tidos como profetas maiores, traz a seguinte afirmação.

A perdida “buscarei”, e a desgarrada “tornarei a trazer”; a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; e a gorda e a forte vigiarei. Apascentá-las-ei com justiça. EZEQUIEL. 34: 16.

Um filho pode encontrar-se, na situação mais degradante que se possa saber, sendo ele um escolhido e predestinado a salvação, o próprio Deus o busca, traz de volta, cura as feridas, une os ossos quebrados e o restaura. Deus jamais abandona aos seus.

Isaias outro profeta maior cita a escolha do povo gentio, para serem seus filhos, isto se aplica a nós.

Tornei-me acessível “aos que não perguntavam por mim”; fui achado daqueles que “não me buscavam”. A uma nação que “não se chamava do meu nome” eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui. ISAÍAS. 65: 1.

Recordem-se no início do estudo (ROMANOS. 3: 11), descrevemos que ninguém buscava a Deus. Eu e você estávamos nesta condição, éramos um povo errante. Sua descendência o rechaçou. (Veio para o que era seu, e os seus não o receberam – JOÃO 1:11) Ele então estabelece o plano perfeito da cruz, e “elege” uma nação que não chamava pelo seu nome.

Outro profeta maior que estabelece a eleição de Deus, como sendo algo irrevogável é Jeremias:

Eu sei, ó Senhor, que “não é do homem o seu caminho”; nem é do homem que caminha o “dirigir os seus passos”. JEREMIAS. 10: 23.

Se não é do homem o conduzir o seu caminho, e não dirigir os seus passos por sua própria conta, como fica o tal livre arbítrio?Davi embora estando debaixo de um pacto de maldição define:

“Bem-aventurado” aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para habitar em teus átrios! Nós “seremos satisfeitos” com a bondade da tua casa, do teu santo templo. SALMOS. 65: 04.

Bem aventurado, abençoado, é aquele a quem Deus escolhe, para ao ouvir estas verdades. Este sente-se satisfeito, entra em repouso e nele há segurança, é como estar na casa do Pai.

CONCLUSÃO

Escrevendo aos Filipenses, Paulo traz uma palavra de conforto a igreja:

Estou convencido de que “aquele que começou boa obra em vocês”, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. FILIPENSES. 1: 6

Não importa a tua situação, não importa tua condição humana, não importa do que estão a te acusar, Deus te escolheu e nada e ninguém, poderá mudar tua posição de um salvo. A soberania de Deus não está limitada a nossas ações, você não o escolheu, mas sim foi ele que te elegeu, e isso foi antes da fundação do mundo.

Estamos vivendo uma experiência carnal, e em certas situações elas “parecem” ser más, não se culpe e nem desanime, Deus tem tudo em seu controle. A linda obra que ele iniciou em tua vida, passe o que passar, haja o que houver, ele irá termina-la.

Você é um abençoado!!!

Para solicitar estudos escreva-nos: estudosparepense@gmail.com

Curta nossas páginas no Facebook:

JH CALQUEOS https://www.facebook.com/JH-Calqueos-267765700080161/

LOUVORES EM GRAÇA – https://www.facebook.com/Louvores-EM-GRA%C3%87A-547150175483721/