1 de dezembro de 2017

A FÉ FINGIDA

PARE E PENSE!!!

“A FÉ FINGIDA”

Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina, Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de “uma fé não fingida”.1ª TIMÓTEO. 1:3-5.

Os versos que abrem este estudo, contém alguns pontos contundentes em que temos de ter uma análise, firme e sincera, sem rodeios. Se Paulo está citando a existência de uma fé fingida, é que por outro lado existe uma fé verdadeira, e a missão dada a seu filho na fé Timóteo foi claro: Timóteo te enviei a Macedônia para que ordene aos que estão aí: não preguem doutrinas diferentes daquela que eu ensino.

Qual era a ocupação que o apóstolo tinha ao dar estas instruções? É que quando não se prega a graça, inevitavelmente vais cair no contexto da lei. E quando se vive pelas obras da lei, isso produz no ser humano uma fé fingida. Este é o tema de nosso estudo: FÉ FINGIDA.

VIVENDO UMA FÉ FINGIDA

Nos dias atuais, viver fora do novo pacto te leva a estar continuamente em fábulas judaicas e genealogias intermináveis que não produzem nada de concreto em tua vida. São histórias bonitas: Davi matou Sansão; Daniel na cova dos leões; Moisés e a sarça ardente; Zaqueu desce da árvore… e tantas outras mais. Tudo isso te leva a viver uma fé fingida, por que estes assuntos são para a carne, isso te leva a servir a Deus com a carne e não com o teu espírito.

Leia os versos novamente, Paulo ainda adverte, que a doutrina da lei, ao invés de te trazer paz e gozo, produz entre os que a escutam, questionamentos e discussões que não produz em ninguém nenhuma edificação.

Já viram estes teólogos que andam por aí, cada um com sua opinião? Não, eu penso assim, o outro logo diz: não, mas, no meu modo de ver, na minha ótica, é desta forma. E passam aí, anos e anos, em debates infrutíferos; cada um com seu “achômetro”, não iluminando a mente de ninguém. É apenas letra.

Jesus de Nazaré, em seus dias nesta terra, identificou um grupo que assim viviam, vamos à história:

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; MARCOS. 7:6.

Jesus não faz rodeios em chamar a atenção dos escribas e fariseus: vocês dizem honrar a Deus; guardam as tradições; sabem a lei na ponta da língua, querem corrigir a todos, porém, seus corações (suas mentes), estão muito longe Dele. Vocês são um bando de hipócritas fingidos.

Hoje não é diferente, tem muita gente por aí dizendo amar a Deus, e até mesmo dizem viver em graça, mas isso é apenas de boca, na verdade, suas mentes, seus corações, estão muito longe de Deus. A única palavra que produz uma autêntica comunhão com Deus neste pacto, é o evangelho da incircuncisão, e aí não pode existir diabo; não pode ter pecado; não pode existir condenação. Cantam bonito; choram; fazem largas orações, dizem serem cristãos, mas na verdade estão vivendo uma fé fingida. “Fé fingida é servir a Deus com o corpo e não com espírito”!

Vamos te dar alguns exemplos de fé fingida:

1ª – Muitos andam por aí honrando com os lábios o sacrifício da cruz, porém, declaram que podem se perder. Como isso pode ser, se a morte de cristo nesta cruz foi para nos dar salvação?

2ª – Dizem que sua alma louva ao Senhor; dizem que suas almas tem sede de Deus, isso é velho pacto. Davi assim clamava!

3ª – Jeová, eu te louvo! Deus já mudou seu nome, estão milhares de anos atrasados.

4ª – Irmão, Deus te abençoe! Estão mortos, estão vivendo em fé fingida.

Honram a Deus com os lábios, mas estão longe Dele. A graça, não, esta desperta o teu interior, desperta teu coração. Jesus um dia disse: (“Porque da abundância do seu coração fala a boca”. LUCAS. 6:45.) Se teu coração, tua mente, está cheio de lei, vais expressar o que? Condenação!

Sigamos navegando na história, e veremos Jesus mais uma vez advertindo a muitos:

Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. JOÃO. 4:20-24.

Atenham-se, que Jesus está a utilizar um vocabulário para seu tempo presente, ele está antes da cruz e este cumpriu cabalmente toda a lei, por isso, ele falava desta forma. A expressão adorar é algo relativo ao velho pacto, nós não adoramos isso tem a ver com o corpo. Toda vez que encontrares isto na bíblia, vai te remeter a se prostrar e adorar.

Neste pacto, ao invés de adorar, nós louvamos a Deus. Escrito está, que fomos criados para o louvor da glória de sua graça (EFÉSIOS. 1:6). A adoração faz com que você se veja longe de Deus; já viu uma reunião, na qual eles dizem adorar a Deus? Como o fazem?

Fecham os olhos, colocam uma música suave, levantam as mãos e se põem a cantar: Senhor eu te adoro, eu quero subir ao teu átrio, subir ao lugar dos santos dos santos, eu quero entrar em tua presença! Nãooooooo!!!!!!!

A igreja já está assentada juntamente com Cristo em lugares celestiais.

E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; EFÉSIOS. 2:6.

Ele nos abriu um caminho novo e vivo.

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, HEBREUS. 10:19,20.

Não temos mais necessidade de adorarmos; nós o louvamos lhe damos graças por aquilo que Ele fez por nós. Veja outra particularidade contida nestes versos de João:

Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.

Jesus está conversando com a mulher e lhe diz: virá um dia, e não será aqui e nem muito menos em Jerusalém. O que faz esse povo indo em excursões a Jerusalém, o que buscam ali? Heloooo… a cidade santa!

Isso não é físico, não é com a carne; não necessariamente em um lugar. É EM “ESPÍRITO”, E EM VERDADE. Você pode estar: no banco, no supermercado, em casa, na padaria, andando na rua, dentro do carro… É com a mente que servimos a Deus (ROMANOS. 7: 25).

Todo este misticismo em torno de Jerusalém não tem valor algum para Deus. O azeite de Israel, a pedra do monte Horebe, a pedra do santo sepulcro etc. Paulo diz que a Jerusalém atual está em maldição, estão em escravidão. Lá, o que tem são: guerras, bombas, terrorismo!

Pois Agar representa o monte Sinai, na Arábia, e Agar é o símbolo da Jerusalém atual, que é escrava com todo o seu povo. GÁLATAS. 4: 25.

Servimos a Deus em espírito, e em verdade. Esqueça esse assunto de querer agradar a Deus com tua carne, ela veio com defeito e vai seguir assim, até o dia que Ele resolver transformar este corpo corrupto em um corpo de glória.

Embora venham os aguilhões, as debilidades, os dias maus, você tem acesso direto a Ele independentemente de tua condição carnal. Nele já somos: santos, justos e perfeitos; estamos completos, não nos falta nada.

Estamos te falando que neste pacto só podemos servir a Deus em espírito… DIGA: E EM VERDADE. Jesus um dia utilizou esta expressão falando de um tempo futuro, veja o verso:

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. JOÃO. 8:32.

Já se deu conta que hoje você está diante da verdade? O tempo da verdade é este. Diabo, pecado, inferno, isso é mentiraaaaa! Helooooo! Isso acabou faz mais de dois mil anos, não se deixe enredar mais pela mentira.

Para que você se sinta livre, tens que conhecer a verdade, o novo pacto. A verdade está contida somente nas quatorze epístolas do apóstolo Paulo. Este evangelho te apresenta salvo para sempre; livre do diabo; livre da lei, um predestinado, um escolhido, morto ao pecado. Nos tempos de Paulo só ele apresentava liberdade à igreja. Os apóstolos de Jesus de Nazaré não andavam em liberdade, eles eram escravos da lei, Pedro e os demais nunca viveram na verdade. Paulo um dia pega-os cara a cara e simplesmente desnuda suas mentiras, suas doutrinas carnais, veja:

Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, como é que obrigas os gentios a viverem como judeus? GÁLATAS. 2:14.

Cefas é Pedro, e o apóstolo está agindo rigorosamente conforme aquilo que ele recebeu do próprio Deus. Este evangelho que vocês pregam não serve, vocês não nos comunicam a verdade, todos, sem exceção, estão vivendo em fé fingida.

CONCLUSÃO

Concluindo a este belíssimo estudo vamos ver a diferença da fé fingida.

Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. ROMANOS. 7: 4.

Para que possamos dar frutos para Deus, nossos olhos não podem mais estar em Jesus de Nazaré. Por mais absurda que possa ser esta afirmação, temos que entrar em contextos: Aí diz claramente que Cristo teve um corpo, e este corpo nasceu Judeu, foi submetido aos mandamentos daquele pacto, a lei de Moisés.

Nós os seus filhos estamos mortos a esta lei, esta morte ocorreu por intermédio daquele corpo. Hoje, querer viver segundo a estes mandamentos, é viver em fingimento. Como pode um morto querer viver? Não está escrito aí que estamos mortos à lei? Que faz você então querendo viver isto?

Se estais tentando viver por meio das obras, isso te constitui um falso, isso é fingimento. E mais, o escrito é categórico: PARA QUE SEJAIS DE OUTRO, DO QUE RESSUSCITOU. Não queiras andar por aí de braços dados com Jesus de Nazaré, você nunca dará frutos para Deus. Nossa vida agora é depois da cruz. O pecado, isso é antes da cruz, o diabo, antes da cruz, Jeová, antes da cruz, adoração, antes da cruz, inferno, antes da cruz, lei, antes da cruz, Deus te abençoe, antes da cruz.

Você pode fazer parte da maior igreja da sua cidade, lá, pode ter o melhor e mais bonito coral; podem falar em nome de Jesus, mas, se estão com estas práticas citadas acima, estão em fé fingida.

Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? GÁLATAS. 3:1.

Paulo está falando a um grupo que saíram da verdade, que voltaram ao fingimento, e a pergunta é forte, ele os qualifica como insensatos. Quem vos fascinou? quem fez a cabeça de vocês? Quem vos enfeitiçou? A resposta é simples: Pedro e seus parceiros. Quando este homem encontrava os gentios ele os obrigava a judaizar; ele os levava a viver novamente uma fé fingida.

Por isso o mandamento de Paulo a Timóteo: Não permita que preguem por aí doutrina diferente. Retenha a forma das sãs palavras que ouvistes da minha boca. Tome cuidado com os da circuncisão, não se envergonhe de mim e nem do meu evangelho que te encomendei, há muitos contumazes por aí, são faladores, enganadores; eles se vangloriam de suas posições, mas são fingidos, não se submetem a graça de Deus.

Esforça-te na graça, exercite nesta graça, pois o dia que deixares este ensino, teu reinado se findará.

Paulo disse aos de corinto: vocês já estão achando que sem mim podes reinar? Oxalá que pudessem, não dá, eu sou o exemplo, a mim me foi revelado esta graça.

Já estais fartos! já estais ricos! sem nós reinais! e quisera reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco!1ª CORÍNTIOS. 4:8.

Caro leitor, esta é chave, o código para viver uma vida em abundância; submeta-se a este conhecimento e reine em vida, com limpa consciência. Você é um abençoado!!!.

www.institutoeducacionaljlm.com.br

Para solicitar estudos, escreva-nos: estudosparepense@gmail.com

Curta nossas páginas no Facebook:

JH CALQUEOS https://www.facebook.com/JH-Calqueos-267765700080161/.

LOUVORES EM GRAÇA – https://www.facebook.com/Louvores-EM-GRA%C3%87A-547150175483721/.


Você é nosso visitante número: visitas