PARE E PENSE!!!

“A MENTE NATURAL”

No velho Pacto (A lei de Moisés), o homem era justificado pelas obras. Mediante aos sacrifícios realizados a Deus, obtinha-se o perdão, Porém esse era um pacto com defeito.

Porque, se aquele primeiro fosse sem defeito, certamente nunca se teria buscado lugar para o segundo. HEBREUS. 8:7.

Sendo assim, os profetas começam então a anunciar o advento de um novo pacto, no livro de Jeremias no capitulo 31verso 33, escrito esta que nesse novo pacto, Deus não trataria mais com o homem por meio de obras, mas sim com sua mente.

Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei em sua mente, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. JEREMIAS. 31: 33.

Após a morte de Cristo na Cruz, se estabelece esse novo pacto e o homem deixa de estar em débito com Deus.

Anulando a ata dos decretos que eram contra nós, que nos era contrária, tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. COLOSSENSES. 2:14.

A grande questão é; a humanidade ficou em obscuridade sem esse conhecimento, hoje poucos são os portadores deste, criou-se assim uma divisão a qual o apóstolo Paulo classificou de; O homem NATURAL e o homem ESPIRITUAL. E é sobre este assunto que vamos aclarar neste estudo. Vejamos este interessante mistério revelado à luz do evangelho.

PARA A MENTE NATURAL TUDO É LOUCURA

Paulo recebeu a incumbência de trazer aos gentios, um evangelho diferente (evangelho da incircuncisão), daquele que era apresentado pelos apóstolos de Jesus de Nazaré. E assim como nos dias atuais, isso causou um tremendo impacto a muitos.

Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão. GÁLATAS. 2: 7.

Aqui esta a evidência, quando não se tem a mente iluminada. Entender que não devemos viver mais por obras, e sim por somente crer, para o homem natural é loucura.

“Mas o homem natural” não percebe as coisas que são do Espírito de Deus, porque para ele são loucura. 1ª CORINTIOS 2: 14.

Jamais devemos temer aqueles que têm a mente natural, para eles viver uma liberdade gloriosa, é indicio de perdição, porém para o homem espiritual, isso é salvação.

Somente que vos porteis como é digno do evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais firme em um mesmo espírito, combatendo unanimes pela fé do evangelho. E em nada “intimidados” pelos que se opõem, o que para eles, certamente é indício de perdição, mas “para vós de salvação”, e isto de Deus. FILIPENSES. 1: 27, 28.

A doutrina que Paulo pregava era tachada como loucura, mas o fato é que essa loucura tem o poder de te trazer uma salvação diária. Em espírito fomos salvos antes da fundação do mundo, este evangelho te salva dos temores, das culpas, dos complexos, te salva da ignorância e te põe a reinar sobre qualquer circunstancia.

Pois já que na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar “os crentes” pela loucura da pregação. 1ª CORINTIOS 1: 21.

OBS: VEJAMOS UM EXEMPLO DE LOUCURA, PARA A MENTE NATURAL:

A graça é um ensino ao qual fomos expostos, muito antes de termos uma forma humana, só à mente espiritual tem o discernimento, para entender essas maravilhas.

Que nos salvou, e chamou com chamamento santo; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; 2º TIMÓTEO. 1: 9.

O home espiritual ao ouvir essas verdades, de imediato se identifica com elas, é que um dia esteve junto ao Pai e ouviu dele este ensinamento. Isso é pré-existência!

Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que “ouviu” do Pai e “aprendeu dele” vem a mim. JOÃO. 6: 45.

O APÓSTOLO DECLARA QUE JÁ TEMOS A REVELAÇÃO E A MENTE DE CRISTO

A Paulo foi dada a mente de Cristo, porém quando recordamos essa graça, de imediato nossa mente também é ativada.

Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1ª CORINTIOS. 2: 16.

OBS: Em posição, todos nós temos a revelação e a mente de Cristo, mas nem todos a têm ativada.

EVIDÊNCIAS DE UM CRENTE ATIVADO:

“Chama as coisas que não são como se já fossem”.

(Como está escrito: Te pus por pai de muitas nações) diante de Deus no qual creio, o qual da vida aos mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. ROMANOS. 4: 17.

“Diz que é um rico em meio às necessidades”.

Porque já conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que vos pela sua pobreza fosses enriquecidos. 2ª CORÍNTIOS. 8: 9.

“Declara que reina em vida diante de qualquer situação”.

Pois, se pela transgressão de um só, a morte reinou, muito mais “reinarão em vida” por um só Jesus Cristo, os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça. ROMANOS. 5: 17.

SÓ O EVANGELHO ATIVA O HOMEM ESPIRITUAL

Paulo cita que a fé “vem” (é ativada), pelo ouvir e ouvir por intermédio do evangelho, e esse está plasmado nas 14 epístolas escritas pelo apóstolo (de Romanos a Hebreus), não é orando, não é sacrificando e nem lendo, alguém tem que te explicar este conhecimento.

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir “pela palavra” de Deus. ROMANOS. 10:17.

Essa fé a qual Paulo cita é uma fé doutrinal, e não uma fé de milagres, a fé de obras é o ver para crer, a fé doutrinal você não viu, mas crê que tudo já foi feito por ti. Quando não se tem os olhos iluminados, você vive encerrado debaixo do jugo da lei, os teus pensamentos são do homem natural, porém quando este conhecimento atinge o teu interior (a mente), o homem espiritual é despertado.

Mas, antes que a fé viesse, estávamos confinados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. GÁLATAS. 3:23.

Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, “vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação”; “Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento”, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; EFÉSIOS. 1: 16 – 17.

CONCLUSÃO

“Confessamos que o Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê (ative) espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento dele, que seja ativado em ti a mente espiritual, e que a partir de hoje vivas uma vida abundante”.

Você é um abençoado!

Para solicitar estudos escreva-nos: estudosparepense@gmail.com

Curta nossas paginas no Facebook:

JH CALQUEOS https://www.facebook.com/JH-Calqueos-267765700080161/

LOUVORES EM GRAÇA – https://www.facebook.com/Louvores-EM-GRA%C3%87A-547150175483721/