15 de setembro de 2017

AS ARMAS DE NOSSA MILÍCIA

PARE E PENSE!!!

“AS ARMAS DE NOSSA MILÍCIA”

Paulo nosso perito arquiteto, o apostolo da graça, nos traz uma interessante advertência sobre como lidarmos com o corpo carnal, que reveste nosso espírito. Em sua carta a igreja de Coríntios, ele escreve relembrando que, embora sejamos deuses sobre esta terra, ainda estamos dentro de um barro que nos humilha e engana.

Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. 2ª CORÍNTIOS. 10:3.

Andar na carne significa que você será bombardeado diariamente com uns dardos inflamados, capazes de tirar tua paz e mudar o teu comportamento.Os pensamentos carnais vão e veem continuamente. Olha, você está mal, teu casamento está afundando, teus negócios não vão bem, o país está em crise, a bolsa caiu, o dólar subiu e etc…. As informações negativas são as mais diversas.

O estudo deste dia, tem a propriedade de tirar você deste ambiente que a cheira morte, pois a carne é isso; ela está programada para te detonar. A carne é fiel aos seus desígnios, ela é cheia de concupiscências, ela sempre buscará minar todo o conhecimento que vai contra sua natureza.

Para enfrentarmos esta batalha diária, se faz necessário termos algumas armas muito poderosas, e um soldado cuida bem de seu armamento. Ele limpa, lubrifica, faz ajustes, para que tudo esteja pronto para o combate. Vamos então capacitar-nos, municiar nossas armas com um conhecimento, que é capaz de te dar segurança para vencer esta guerra.

DERRUBANDO FORTALEZAS

Seguindo o conselho apostólico, Paulo cita que, embora estando na carne, não militamos segundo a carne.

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 2ª CORÍNTIOS. 10:4.

Já que nossas armas não são carnais, está explicado a razão de não fazermos jejuns, vigílias, imposição de mãos, batismos, santa ceias. Leia novamente o verso e veja o que está escrito: Nossas armas são poderosas em “Deus”. Não é teu esforço, não é o teu braço, não é o teu fazer.

Aquele que não tem o conhecimento do evangelho, o primeiro que lhe passa na mente é ir a campanha de sete dias, é participar da corrente, é chorar e gemer. Isto não são armas poderosas em Deus, isto são armas de homens, são doutrinas carnais. As armas da igreja para os dias atuais, são armas que você as leva na mente, são armas espirituais, esteja onde estiver; no trabalho, na escola, na rua, elas estão contigo continuamente.

Uma dinamite. Isto é uma arma poderosa? Claro que sim, porém entregue ela a uma criança, vai explodir a casa. Agora, entregue a mesma dinamite a um engenheiro, este abre um túnel e faz uma estrada. Nosso armamento poderoso está no evangelho, nas quatorze epístolas do apostolo Paulo.

A conclusão do verso diz que: Poderosas em Deus para destruição das fortalezas, E onde estão as fortalezas? Diga: NA MENTE.
É em tua mente que se formam os argumentos. Primeiro te sobem os pensamentos, logo vem os argumentos, e se você der créditos a estes argumentos, pronto já tem tua fortaleza.

Esta batalha não se luta repreendendo, dando soco nos ares. O diabo já foi destruído, (HEBREUS 2:14). O confronto se dá em sua mente, por isso você precisa de armas poderosas em Deus, para vencer este combate. Temos fortalezas que foram construídas em nós ainda crianças. Fortalezas da religião, nosso meio de vida, amizades, influencias dos que estão ao redor. Não há hospital, nem psicólogos, nem psiquiatras ou remédios que cure isso. Daí vem a necessidade de sermos educados com o evangelho da graça. Somente esta palavra pode renovar tua mente, e destruir estas fortalezas.

AS ARMAS DO EVANGELHO PARA TUA SAÚDE

Estas armas (o evangelho), você pode utilizá-las para qualquer área de sua vida, exemplo: Em sua saúde.

E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. 2ª CORÍNTIOS. 4:11.

O verso diz que a vida de Jesus se manifesta em nossos corpos mortais. Como isso ocorre? Primeiro tem que subir a tua mente, logo deve passar por tua boca. Paulo diz: Cri pelo qual falei (2ª CORÍNTIOS. 4:13). Ao você confessar saúde, isto se manifesta em teu corpo.

Quando você vai a um médico, e ele te traz um diagnóstico; Olha essa doença é terminal. Ou ele lhe diz; você tem uma enfermidade hereditária, supostamente seus pais a tiveram e você irá morrer da mesma forma. O que fazer nestas circunstâncias? Utilizar as armas poderosas em Deus.

Neste momento, deves parar e raciocinar que está escrito: Cristo levou sobre si as nossas dores e as nossas enfermidades, sendo assim, eu não tenho que levar nada, eu sou um curado. Eu declaro a vida de Jesus manifestada em meu corpo, fora doença! O evangelho te traz saúde.

Os sintomas vem, mas como devemos nos portar? Começaremos com os queixumes? Não… Olhe para isso e declara em fé, eu estou curado (a), ative as armas poderosas em Deus. A manifestação da saúde pode ocorrer imediatamente, como também pode durar alguns dias, mas a ideia é te manter firme conforme diz o evangelho.

AS ARMAS DO EVANGELHO CONTRA A ESCASSEZ

Está palavra tem a propriedade de reger tua vida financeira, ela atua em teu negócio, em teu trabalho, em teu dia a dia. Veja o que Paulo escreve nesta mesma carta no capitulo oito:

Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis. E nisto dou o meu parecer; pois isto convém a vós que, desde o ano passado, começastes; e não foi só praticar, mas também querer. 2ª CORÍNTIOS 8:9,10

Paulo cita no verso nove: Já conheceis a graça de nosso senhor, esse assunto você tens que conhecer. O que diz ai? Que Cristo sendo rico, se fez pobre, para que por sua pobreza te enriquecesse. Jesus Cristo te fez rico. DIGA: EU SOU UM RICO!

Não te foi perguntado quanto dinheiro você tem no banco, ou quantas são as suas dívidas. Estamos te apresentando uma ciência, a qual diz que você é um rico. A evidência escrita assim declara, leia o verso novamente: Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.

Se você é um conhecedor da graça de Deus, não peças para enriquecer, pois vai se meter em um belo problema. Você já é um rico, e sendo um rico, sair por aí a procurar riquezas, vai ativar em ti a avareza e a cobiça. Veja o conselho de Paulo a seu filho na fé, Timóteo:

Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. 1ª TIMÓTEO. 6:9.

Só procura riquezas aquele que ainda não sabe que é rico!

Tem momentos que as coisas apertam.
E como reage um rico quando chegam as faturas e os compromissos; entra em desespero, se põe a chorar e se mete a pedir empréstimos? O que diz as armas poderosas a teu respeito?

O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar à tua terra a chuva no seu tempo, e para abençoar todas as obras das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado. DEUTERONÔMIO. 28:12.

Foram as religiões que trouxeram este assunto de pobreza.
Após a morte de Paulo este espírito contaminou o mundo. Tiago, um de seus opositores escreveu assim:

Eia agora, vós ricos, chorai e pranteai, por causa das desgraças que vos sobrevirão. TIAGO 5:1.

Ricos chorai? Este foi o pavor jogado sobre as nações, e isto passou de geração em geração. Tudo é nosso, o mundo nos pertence, Deus te fez um rico.

Como fazer essas riquezas chegarem a suas mãos? Semeando!
O mistério de dar e receber; uma arma poderosa em Deus.
Tudo o que você semeia você colhe!

Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça. 2ª CORÍNTIOS. 9:10.

Semear é um ato de sabedoria, ele traz respaldo angelical, pois o evangelho diz que isto produz frutos de Justiça em tua vida.

O relato a seguir nos dá conta de uma igreja que semeava a Paulo, porém eles não podiam fazer isto continuamente, ali não havia bancos, não era possível as transferências, ai diz que a eles, lhes faltava oportunidade.

Ora, muito me regozijo no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo; do qual na verdade andáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade. FILIPENSES. 4:10.

Paulo entendendo este ato de amor, louva sua atitude e deixa claro: Olha, eu não preciso desta semente, isto é benefício para vós, pois eu tenho armas poderosas em Deus. Eu me contento com qualquer situação, nada me afeta, nada me move.

Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. FILIPENSES. 4:12, 13.

O que é reinar em vida? É estar sobre qualquer circunstâncias, venha o que venha, passe o que passe, aconteça o que acontecer; Sou mais que vencedor!!!

AS ARMAS DO EVANGELHO CONTRA AS DEBILIDADES

Muitos de nós, temos situações do passado que não queremos recordar, situações bem feias que nos traz má consciência, verdade que sim? Pois Paulo também as tinha. Este homem foi um assassino, ele entrava nas casas e levava preso todos aqueles que blasfemavam contra a lei, ele consentiu na morte de Estevão (ATOS. 7:60), o homem era o terror.

Este passado ele levava sobre seus ombros, porém em uma das suas cartas, encontraremos o mesmo a dizer: Eu não me sinto culpado de nada, ninguém pode me julgar.

Que os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel. Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por qualquer tribunal humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque, embora em nada me sinta culpado, nem por isso sou justificado; pois quem me julga é o Senhor. 1ª CORÍNTIOS. 4:1- 4.

De onde vem essa segurança, para que este homem assim declarasse? Armas poderosas em Deus! Você não pode mudar o seu passado, o que aconteceu, aconteceu. Deixe para traz os traumas, os complexos, os abusos, seja o que for, se Deus te permitiu passar, é por que você tem uma medida bem grande para suportar. Ele não te dá nada além de suas forças!

Você se atreve a dizer: GRAÇAS SENHOR, POIS TUDO QUE ME OCORREU, COOPEROU PARA O MEU BEM, TENHO LIMPA CONSCIÊNCIA, NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS. Se você assim se declara, estais a usar as armas poderosas em Deus. Veja como Paulo declara em sua carta aos Filipenses, após passar tudo o que passou:

E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho. FILIPENSES. 1:12.

DIGA: TUDO COLABORA PARA O MEU BEM!

E quando recebemos ofensas, calúnias? Tranquilo, não se defenda, sabe qual a atitude que Deus quer de ti? Romanos doze:

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado: sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;

Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer: se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. ROMANOS 12:10 – 21.

Utilize isto, aplique estas armas poderosas em Deus, em qualquer situação que te ocorrer. Um carnal lê isso e logo diz: O que? Dar de comer a quem falou mal de mim? Sim abençoado… O verso é claro; Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Então deixe esse assunto de ira, raiva, rancor, sede de vingança, isto é para quem utiliza as armas da carne, as nossas são poderosas em Deus!

CONCLUSÃO

Concluindo este estudo, vamos ver o que Paulo escreve aos Gálatas, onde ele desnuda nossa natureza humana. Aqui ele apresenta os atributos da carne, e também os do espirito:

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro: para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. GÁLATAS. 5: 16 – 23.

Toda carne é má, e nela não habita bem algum, porém se você utiliza bem os armamentos de Deus em tua vida, você se livrará de ti mesmo. Leve cativo todo pensamento em obediência à Cristo. Use o poder de Deus que está no evangelho (ROMANOS.1:16).

Viver em fé não é gritar, não é clamar, rosto no pó, viver em fé é ter a mente de Cristo ativada. Utilize legitimamente as armas que Deus te deu. Você é um abençoado!!!

www.institutoeducacionaljlm.com.br

Para solicitar estudos, escreva-nos: estudosparepense@gmail.com

Curta nossas páginas no Facebook:

JH CALQUEOS https://www.facebook.com/JH-Calqueos-267765700080161/.

LOUVORES EM GRAÇA – https://www.facebook.com/Louvores-EM-GRA%C3%87A-547150175483721/.


Você é nosso visitante número: visitas