21 de agosto de 2017

AS CONSEQUÊNCIAS DO MEDO

PARE E PENSE!!!

“AS CONSEQUÊNCIAS DO MEDO”

Se você tem medo, isso vai afetar várias áreas em tua vida. O medo traz: Timidez, suspeita, tranca tua personalidade, te envelhece, traz doenças, ciúmes, entre outras coisas… A religião é uma das ferramentas, que mais produz medo no ser humano. O estudo a seguir, tem a finalidade de tirar você do medo.

ONDE COMEÇA O MEDO?

Paulo escrevendo a igreja de Roma, chama-lhes a atenção sobre um comportamento que estava afetando a muitos.

Pois não recebestes o espírito de escravidão para estar outra vez em temor, senão que recebestes o espirito de adoção, pelo qual clamamos “Aba Pai.” ROMANOS. 8:15.

Quando o apostolo cita neste verso a palavra “espirito”, …não recebestes o espírito de escravidão… ele está identificando uma forma de agir, um comportamento, uma atitude. Nos dias atuais este comportamento (atitudes de medo, temores), é algo muito comum, naqueles que não têm os olhos iluminados.

TEMOR E MEDO SÃO SINÔNIMOS.

Analisando detidamente este versículo, Paulo cita que fomos adotados, portanto, não estamos em orfandade, temos um Pai, um protetor. Sendo assim não há motivos para vivermos em temor. …senão que recebestes o espirito de adoção…

Antes da Cruz, vivia-se em espírito de medo, isso foi gerado pela lei de Moisés. Pois aquele, era uma pacto de morte e condenação (2ª CORÍNTIOS. 3: 7 e 9).

Um detalhe de suma importância neste texto; é vermos o apostolo citando que a igreja estava entrando “outra vez”, em uma atitude de temor …para estar “OUTRA VEZ” em temor…

O que significa esse “outra vez”? Que antes já estiveram em temor, ou seja; Viviam debaixo de um pacto de maldição, receberam um evangelho que lhes deu liberdade, e novamente corriam o risco de voltar para a escravidão da lei. Em sua grande maioria, as chamadas igrejas, tratam com esse espirito de temor, eles estão no “outra vez”.

QUEM OS COLOCOU NO OUTRA VEZ?

Os apóstolos da circuncisão, traziam este espirito de medo, Paulo na carta direcionada aos Gálatas, os identifica e corrige um deles, diante de todos.

Mas, quando vi que “não andavam retamente” conforme a verdade do evangelho, disse a “Pedro” na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que “obrigas” os gentios a judaizar? GÁLATAS. 2:14.

Esta é pratica comum no sistema religioso chamado cristão; Você é submetido (obrigado), a praticas doutrinais que te produz medo. Paulo nos adverte, para que não vivamos mais em temor.

O medo produz umas consequências tremendas; Te deixa desconfiado, tens medo de tudo, traz insegurança, te afeta emocionalmente, produz doenças, Não te deixa prosperar, te tranca…

O medo te faz ver coisas que não existem; Te assusta de madrugada, te mostra imagens no escuro de teu quarto, não apagas a luz para dormir, mostra imagens nas nuvens… Nas vidraças…

Na conclusão deste verso, o apostolo traz uma citação maravilhosa de nossa intimidade com Deus; …recebestes o espirito de adoção, pelo qual clamamos “Aba Pai”.

A palavra “Aba” vem do aramaico e quer dizer meu papaizinho, expressando intimidade. Paulo em suas cartas jamais utiliza a expressão: “Aleluia”.

Aleluia é Antes da Cruz. O Salmista Davi á utilizou muito em seus cânticos, ele clamava a um Deus que estava distante, porém hoje estamos em um caminho novo e vivo que nos dá acesso livre ao Pai.

Assim que, irmãos, “tenhamos liberdade” para entrar no lugar santíssimo, pelo sangue de Jesus Cristo, Pelo novo e vivo caminho que ele nos abriu, através do véu, isto é, isto é pela sua carne. HEBREUS. 10: 19, 20.

Quando ouvir alguém dizer aleluia, é porque este tem medo. “Aba Pai” é para os que estão, depois da Cruz.

A proibição gera temor, medo

A lei sempre colocava o homem em débito com Deus, porém o apostolo identifica, que está dívida, já foi paga.

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. COLOSSENSES. 2:14.

Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, COLOSSENSES. 2:16.

Dirigindo-se aos Gálatas ele é claro e incisivo; Foi para a liberdade que Cristo nos libertou.

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. GÁLATAS. 5: 1.

Dando continuidade em sua carta aos colossenses, Paulo descreve com riquezas de detalhes, que não devemos mais estar submetidos, a doutrinas de homens os quais utilizam a lei, para nos ter atemorizados.

Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e “doutrinas dos homens”; As quais têm, na verdade, alguma “aparência de sabedoria”, em “devoção voluntária”, humildade, e em disciplina do corpo, mas “não são de valor algum” senão para a satisfação da carne. COLOSSENSES. 2: 20-23.

Pontos importantes a destacar nestes versos:

– São doutrinas criadas por homens.

– Tem aparência de sabedoria.

– É um culto voluntario, (Deus não te pede estes sacrifícios).

– Não servem para nada.

CONCLUSÃO

Quem está livre não tem medo!
Quem está livre sabe que tudo está predestinado, e controlado desde antes da fundação do mundo. Quem está livre, descansa, permanece e vive em repouso, você é um abençoado!!!

Para solicitar estudos escreva-nos: estudosparepense@gmail.com

Curta nossas páginas no Facebook:

JH CALQUEOS https://www.facebook.com/JH-Calqueos-267765700080161/

LOUVORES EM GRAÇA – https://www.facebook.com/Louvores-EM-GRA%C3%87A-547150175483721/


Você é nosso visitante número: visitas