27 de agosto de 2017

DOUTRINA COM PROCEDER II

PARE E PENSE!!!

“DOUTRINA COM PROCEDER II”

Dando prosseguimento a estes maravilhosos conselhos paulinos, vamos a segunda parte deste importante estudo. Na primeira ocasião apresentamos que a graça vem acompanhada de um apostolado, isso não surgiu sozinho. Esta ciência foi comunicada pelo próprio Deus a Paulo, este por sua vez as escreveu, e vindo “O OUTRO”, aclarou nossas mentes, portanto isso tem um dono, um selo de autenticidade.

Da mesma forma a doutrina vem acompanhada com um proceder, esta não deve ser lançada de qualquer forma, existem regras, as quais jamais podem ser violadas.

Desta feita vamos falar do proceder que um líder deve ter com a igreja, todo aquele que deseja ser anunciador deste evangelho, tem a responsabilidade de adornar está doutrina, e este adorno deve ser visível a toda amada do Senhor.

ENCARGOS E MISSÃO DE UMA IGREJA EM GRAÇA

APRESENTAR PERFEITO EM CRISTO JESUS A TODO HOMEM
Nós somos espíritos que com uma única oferta, fomos feitos perfeitos para sempre. O papel da igreja é “ver e apresentar” a todo homem perfeito em Cristo Jesus. Somos um povo sem rugas e sem manchas, o sacrifício da cruz foi, para nos livrar de qualquer condenação.

A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; COLOSSENSES. 1:28.

FALAR A SABEDORIA DE DEUS EM MISTÉRIO
A igreja foi estabelecida sobre a terra, com o objetivo de aclarar as riquezas insondáveis da glória de Deus. Nós os seus escolhidos, fomos chamados, apartados, separados para explicar aos que estão em trevas (em desconhecimento), o evangelho que tem o poder de mudar o rumo de uma vida. Quando a igreja erra este objetivo, esse lugar não pode e não deve ser chamado de igreja.

Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; 1ª CORÍNTIOS. 2:7.

CHAMAR AS COISAS QUE NÃO SÃO COMO SE JÁ FOSSEM
Hoje por diversos lugares, se estabeleceu rituais mirabolantes, onde o “crente” é chamado a fazer desafios, correntes, campanhas, sacrifícios, etc… A igreja está apta a aclarar ao cristão que tudo já é nosso. Cristo sendo rico se fez pobre para que por sua pobreza nos enriquecesse. Nosso papel como igreja do Senhor, é chamar à existência aquilo que já nos foi concedido. Somos da linhagem de Abraão o “pai da fé”, e fé é a firme certeza das coisas que não vemos, mais declaramos que já é nossa.

(Como está escrito: por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. ROMANOS. 4:17.

REINAR EM VIDA
Como pode um cristão viver em derrotas? Como pode um cristão viver em provas? Ore por mim, eu estou mal, o diabo quer me destruir, estou enfermo, estou endividado, meu Pai se perdeu, minha filha é isso, meu filho é aquilo… Isso não é um vocabulário de um crente. Um verdadeiro cristão em graça; vive os melhores dias de sua vida sobre esta terra. Paulo diz; As situações desta vida são “leves” e “momentâneas”, tribulações, e mais, estas produz em nós “um eterno peso de gloria”. (2ª CORÍNTIOS. 4:17.). Você sendo um “mais que vencedor”, (ROMANOS. 8:37.), foi chamado a reinar em vida.

Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. ROMANOS. 5:17.

FALAR TODOS UMA MESMA COISA
Aqui existe uma chave, um código, para te situar se estais verdadeiramente em graça. Em um lugar chamado de igreja, “todos”, sem exceção, devem ter: Um mesmo parecer, um mesmo sentir, um só pensamento, todos unanimes falando o mesmo. Paulo aos Efésios declarou; É um só corpo, um só espirito, um só senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus, (EFÉSIOS. 4: 4 – 6). Se por ventura não estiverem nesta “unidade”, não estão em graça.

Hoje se estabeleceu uma onda, um modismo de se “ajuntarem” todos os que se intitulam pregadores de graça, isso não funciona assim. A unidade do espirito está no evangelho, se fugir um só item do que Paulo estabeleceu nos versos citados aqui, isso não passa de um congraçamento de carnes. São homens corruptos de mentes, detendo a verdade em injustiça, e usando a amada do senhor a seu bel prazer.

Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. 1ª CORÍNTIOS. 1:10.

ENCARGOS E MISSÃO DE UM LÍDER EM GRAÇA

Paulo escrevendo a seu filho Timóteo; incentiva aos que querem exercer liderança na igreja, ele diz ser isto algo nobre, excelente. Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. (1ª TIMÓTEO. 3:1.) Porém existem uns requisitos, para que isto ocorra, a partir de então iremos apresentar alguns destes.

QUE NÃO ENSINE UMA DOUTRINA DIFERENTE
A Doutrina da graça não pode de forma alguma ser mesclada com lei; Olha aqui estamos em graça, mas temos a santa ceia, fazemos batismos, oramos pelos enfermos, fazemos a sessão do descarrego, expulsamos demônios, etc… RUDIMENTOS DA LEI MOSAICA. Podem estar pintado de ouro, se colocas isso em uma bandeja e te serve; ai não existe graça.

Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina, 1ª TIMÓTEO. 1:3.

MANTER A FÉ E A LIMPA CONSCIÊNCIA
Estando um líder diante da amada, e chamando esta a apresentar sacrifícios, colocando à igreja em condenação, este homem se caracteriza em um ser mau e perverso. Como já aclarado; perverter é mudar a doutrina que lhe foi ensinada. Quando aquele que está no púlpito altera isto; este naufragou na fé.

Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. 1ª TIMÓTEO. 1:19.

NÃO SE ENVERGONHAR DE SEU APÓSTOLO
Aqui entramos em um ponto delicadíssimo; Como já aclarado e enfatizado no estudo anterior, “NINGUÉM” ANTES DE JOSÉ LUIS DE JESUS MIRANDA, pregou graça depois de Paulo. O apostolo em sua carta a Timóteo, declara; Eu fui o primeiro cristão sobre a face desta terra. Eu sou o exemplo a ser seguido. O único a calcar ao apostolo Paulo; foi José Luís.

Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou “o primeiro”. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou “o primeiro”, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, “para exemplo” dos que haviam de crer nele para a vida eterna. Ora, ao rei dos séculos, imortal. 1ª TIMÓTEO. 1: 15 – 17.

José Luís De Jesus Miranda se manifestou, para aclarar estes mistérios, os quais nos trouxeram; liberdade e salvação. Assim como Paulo veio em um vaso de barro (carne) tinha debilidades, cometeu erros, teve suas aflições, passou humilhações, foi vituperado, tido como malfeitor, porém em momento algum deixou de nos passar todo o conselho paulino, dando a coroa de justiça a nosso apostolo da graça. Hoje se teu líder, não presta honra a estes dois; ao “perito arquiteto” e ao “edificador”, volto a “afirmar”; é um homem “falso” e “manipulador”.

Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e “outro” edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 1ª CORÍNTIOS. 3:10.

Omitir, esconder, manipular, envergonhar-se ou dizer que aquilo que você ensina é teu; constitui falta grave diante da cobertura angelical.

Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus, 2ª TIMÓTEO. 1:8.

RETÉM A FORMA DO APÓSTOLO
Paulo em sua exortação a Timóteo deixa claro; este evangelho você ouviu de mim. Portanto; Não adultere, não mude nada, mantenha da mesma forma que lhe entreguei.

Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. 2ª TIMÓTEO. 1:13.

NÃO SE SUBMETE A DOUTRINA DE ESCRAVIDÃO
Quando um líder decai da fé (não é perder a salvação), mas sim apartar-se do verdadeiro evangelho da graça, de imediato este volta às praticas da lei. Sendo a lei um pacto de maldição e condenação, a tendência natural é levar esta igreja a um regime escravocrata. Um líder em graça jamais se submete a “voltar” aos rudimentos fracos e pobres.

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. GÁLATAS. 5:1.

ZELA PELA IGREJA COM ZELO DE DEUS
Uma das maiores ocupações de Paulo, era o cuidado com a igreja, o apostolo em sua carta aos Coríntios demonstra seu amor comparando à amada, como uma virgem pura. Este é o mesmo sentir que deve ter um líder em graça.

Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. 2ª coríntios. 11:2.

A NINGUÉM CONHECE SEGUNDO A CARNE
Quando Cristo morre na cruz do calvário, são estabelecidos diversos decretos no tocante a amada do senhor, um deles e de suma importância é; “não conhecer a ninguém segundo a carne”, ou seja; um líder pode ver, ou ter a informação de um irmão em debilidade, o seu chamado é cobrir e vestir esta ovelha com decoro. O segundo é não vê-lo em debilidade, nunca se esqueça: Diante de Deus todo homem está em perfeição!!!

Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. 2ª CORÍNTIOS. 5:16.

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM LÍDER

Já apontamos as principais características e missão de uma igreja e sua liderança em graça, os pontos a seguir já são de âmbito pessoal. Trata-se da competência que cabe ao líder, na forma de apresentar-se diante da amada do Senhor, vamos a eles:

NÃO CAUSA PÂNICO NA CONGREGAÇÃO
Por mais que se apresentem situações aos olhos carnais, como sendo de fortes impactos, um líder jamais demonstra desequilíbrio emocional diante da amada. Um líder julga tudo com sobriedade e temperança, este traz paz, consolo, e repouso. Pânico não condiz com a conduta de um líder em graça.

RESPEITA A IGREJA AINDA QUE SAIBA DE ALGUMA SITUAÇÃO
Se tiveres a oportunidade de ver a um líder, sobre uma tribuna esbravejando por fatos ocorridos no seio da igreja, esse homem não vive em graça, a amada do senhor deve ser respeita sob qualquer circunstancia.

SEMPRE DIZ QUE TUDO ESTÁ BEM
O evangelho apresentado pelo apostolo Paulo a igreja do Senhor, nos recomenda que em momento algum passe queixas por nossos lábios. Como pode um líder em graça ter em sua boca uma confissão negativa? Somos ricos, completos, perfeitos, abençoados, não nos falta nada!!!

NUNCA PROCEDE FORA DE LINHA
Em suas cartas pastorais, (1ª Timóteo, 2º Timóteo e Tito), Paulo sempre advertia a seus colaboradores, que tivessem uma “conduta ilibada” diante da igreja, seja na doutrina, no âmbito familiar ou em seu zelo pessoal. Em uma de suas cartas a Timóteo, ele chama sua atenção; Cuida de ti e da doutrina, pois fazendo isto, salvaras a você a aos que te ouvem.

TRATA TODO ASSUNTO COM MATURIDADE
Um líder nunca age por impulso, seu chamado é escutar, ponderar, e julgar antes de tomar as decisões necessárias. Se porventura lhe é dado o poder de agir em juízo, este deve ser maduro, para decidir as questões que lhe serão apresentadas.

VELA PARA QUE SUAS MENSAGENS NÃO SEJAM INFLUENCIADAS POR SITUAÇÕES PESSOAIS
Um líder nunca expõe alguém em publico, utilizando o púlpito ou um microfone. O teu chamado como “cuidador” da amada do Senhor, é tratar da doutrina e nada mais. Um líder maduro sabe que tem uma cobertura angelical, a qual lhe respalda em qualquer circunstância da vida.

SEMPRE ESTÁ COM O MESMO ÂNIMO
O profeta Neemias dizia (e isto em um pacto de condenação); a alegria do Senhor é a nossa força. Um líder em graça exala este bom perfume, o conhecimento da graça de Deus. Em graça não há lugar, para um líder ranheta, aborrecido.

MANTÉM UMA DISTÂNCIA SÁBIA E NÃO ENTRA NA PRIVACIDADE DE NINGUÉM
Um dos costumes mais comum entre os lideres religiosos, é o habito de frequentar casas de abençoados que por eles são liderados. Este é um proceder deveras de errado, isso promove intimidades, fofocas, intrigas, dissenções. O teu chamado como líder é ensinar a palavra, e no local de reunião. Paulo aos Gálatas é curto e objetivo; Cada um que leve sua própria carga. Aconselhamento pastoral é coisa de sistema religioso, aqui é graça e apostolado e isso te basta.

RESTITUI COM MANSIDÃO E NÃO CONDENA AOS DÉBEIS
Uma das maiores dadivas de se viver em graça, é que aqui não há condenação. No sistema religioso chamado cristão se te pegam em falta, és excluído do convívio da igreja, te colocam em disciplina, te humilham, te expõem. Um líder em graça está chamado a ver, ouvir e sentenciar em amor; Aqui não te vemos em carne! Cabe a este, amar, abraçar, cobrir, restituir, e cuidando, para que também não caia, pois em carne “ninguém é perfeito”.

CONCLUSÃO

As bases deste estudo estão bem claras a nosso leitor:

1º – Missão de uma igreja em graça.
2º – Missão de um líder em graça.
3º – Características de um bom líder.

Munido do evangelho da graça (as quatorze cartas paulinas), julguem esquadrinhem, questione-se, permita-te a ser um pensante. Estou verdadeiramente em lugar que se respira graça, este homem que estou me permito segui-lo está me comunicando à verdade?

Hoje ha algumas vertentes que se intitulam os pregadores da graça pura, cuidado, graça é graça e não necessita de certificado de validade. Você tem em suas mãos uma bíblia, abra-a, leia, verifique as evidências.

Outros proferindo intimidações, dizem que não deves julgar a nada e nem a ninguém, o que você não deve é traçar juízo sobre alguém. Você é um deus sobre está terra, uma potestade, um escolhido desde antes da fundação do mundo, não te deixes enganar e nem ser levado por ventos doutrinais.

Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo há de ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais às coisas pertencentes a esta vida? 1ª CORÍNTIOS 6: 2, 3.

Vivas os melhores dias, sabendo que aquele que começou a boa obra em ti, a de termina-la. Você é um abençoado!!!

Para solicitar estudos escreva-nos: estudosparepense@gmail.com

Curta nossas páginas no Facebook:

JH CALQUEOS https://www.facebook.com/JH-Calqueos-267765700080161/

LOUVORES EM GRAÇA – https://www.facebook.com/Louvores-EM-GRA%C3%87A-547150175483721/


Você é nosso visitante número: visitas