PARE E PENSE!!!

“O LADRÃO NA NOITE”

O estudo a seguir, é fruto de uma indagação, solicitada por uma leitora que semanalmente acompanham nossas publicações; Alguém pode me explicar o que quer dizer um ladrão na noite? 1ª Tessalonicenses 5: 2. Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; 1ª TESSALONICENSES. 5: 2. Vamos então navegar por este assunto, que trará muitas revelações, aos que buscam estar no conhecimento da verdade.

JESUS DE NAZARÉ VS. O FILHO

Ao fazer esta citação na carta direcionada a igreja de Tessalônica, Paulo está corrigindo um clamoroso erro que perdura até os dias de hoje, acerca da vinda do “Filho do Homem”. Notem que estamos falando da vinda do “Filho do Homem”, e não da vinda de “Jesus de Nazaré”, como estão esperando os chamados cristãos até o dia de hoje. Jesus de Nazaré, não foi filho de homem, homem algum teve participação nesta gestação.

Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, “visto que não conheço homem” algum? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado “Filho de Deus”. LUCAS. 1: 30 – 35.

Atentem bem para o que Maria diz ao anjo; eu não conheci, não me deitei, não me relacionei, com homem algum. Jesus de Nazaré não poderia ser fruto de uma semente humana, Isso se deve, pelo fato de que toda aquela geração estava debaixo do domínio do pecado, Davi dizia; (Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. SALMOS. 51: 5). Logo o “Cordeiro de Deus” que tiraria o pecado do mundo, deveria vir, sem manchas, sem rugas e sem maculas.

De onde então nasce este erro? Quem semeou está doutrina, a ponto de Paulo ter de corrigir o tal “boato”?

A vinda do “Filho do Homem”, é um evento de imenso gozo e alegria, para a sua amada, e não um espetáculo terrível e pavoroso como descrevem os apóstolos de Jesus de Nazaré. Isso começa com Pedro. Em seu primeiro discurso a chamada igreja primitiva. Ele lança culpa, pânico e temor, sobre todos que ouvem sua pregação. Isso ocorre, logo após a ascensão de Jesus de Nazaré aos céus.

Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e “matastes” pelas mãos de injustos; ATOS. 2: 22, 23.

Notem que Pedro diz; Estes crucificaram e mataram a Jesus, isto é uma grande infâmia, pois Jesus para isso veio, (ser crucificado), e ele os advertiu: Ninguém tem o poder de tirar minha vida, eu entrego e eu a tomo de volta.

Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. JOÃO. 10: 17, 18.

O discurso é pesado e traz medo aos ouvintes, logo todos querem se livrar da “culpa”. Que devemos fazer? Sua resposta joga a igreja em uma era nebulosa, que contaminou toda a terra. O estrago é imenso, e tem seus reflexos até os dias atuais.

E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; ATOS. 2: 37, 38.

Cristo veio, para tirar o pecado do mundo, ele já tinha passado pela cruz. Como cordeiro de Deus, Jesus derramou seu sangue para limpar seu povo de toda iniquidade. De onde Pedro saca esse assunto, de arrependimento e batismos?

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que “tira o pecado do mundo”. JOÃO 1: 29.

Paulo entra na história, aproximadamente 26 anos após estes fatos, e ele encontra uma igreja, metida com rituais judaicos, misticismos e práticas da lei mosaica. Algo que a muito, já era para ter sido abolido.

Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. ROMANOS. 10: 04.

A VINDA DO FILHO DO HOMEM

O trabalho do apostolo é descontaminar a mente daqueles que estavam turbados, por tantas informações distorcidas, e uma delas era acerca da vinda do filho do homem, veja o que ele escreve a esta igreja em sua segunda carta.

Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. 2ª TESSALONICENSES. 2: 1 – 4.

Vamos analisar estes preciosos versos:

…Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele…

1º – Paulo cita; uma vinda, é uma reunião com o Senhor. O sistema religioso fala de uma aparição, um arrebatamento da igreja. “Vinda não é saída”. No livro de Mateus Jesus de Nazaré cita; O assunto é aqui.

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; MATEUS. 5: 5.

Paulo em Romanos declara; A natureza, a criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus (sua transformação).

Porque o anelo ardente da criação é a espera da manifestação dos filhos de Deus. ROMANOS. 8: 19.

A promessa que saiu pela boca do profeta Isaias, relata de uma restauração sobre esta terra, onde viveremos eternamente com o senhor.

E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque “a terra” se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. ISAIAS 11: 6 – 9.

…Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto…

2º – O apostolo adverte; não mudem o vosso modo de pensar, ou seja aquela igreja já havia sido educada, sobre este assunto. Cuidado vão escrever cartas, encíclicas, epístolas (I Pedro, II Pedro, I João, II João III João, Judas, Apocalipse). Estas “cartas”, essas “revelações”, estas “visões” vão trazer perturbações a vós.

…Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim…

3º – Esqueçam essas histórias, de raios, trovões, destruições. Essa volta apocalíptica e meteórica, não ocorrerá desta forma.

…antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora…

4º – Antes da vinda do “Filho do Homem”, virá um indivíduo, que se manifestará com uma pregação, a qual fará com que todos se apartem da fé; APOSTASIA!!!.

Esse filho de perdição, irá pregar a continuidade do pecado, ele dirá que o diabo está vivo, rugindo como um leão. Sua mensagem jogará por terra, todo o sacrifício feito por Cristo na cruz. Ele exigirá que vocês paguem um preço, preço esse que já foi pago.

…de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus…

5º – Existe por ai, um que se diz ser o representante de Deus sobre esta terra? Este homem está sentado no trono de Pedro, na basílica de Pedro, sobre o tumulo de Pedro?

O FILHO DO HOMEM

Mediante a todos estes fatos apresentados, podemos então entender o porquê da citação de Paulo, que nada mais é, o mesmo que jesus de Nazaré profetizou.

Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o “Filho do homem” há de vir à hora em que não penseis. MATEUS. 24; 43, 44.

Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; 1ª TESSALONICENSES. 5: 2.

Muita atenção, ambos estão falando da vinda do “Filho do Homem”, pois o próprio Jesus os advertiu; essa carne, este véu, vocês não verão mais.

Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; JOÃO. 16:10.

Um pouco, e “não me vereis”; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; porquanto vou para o Pai. JOÃO. 16: 16.

Ele também declarou; vocês desejarão ver um dos dias do Filho do Homem, logo não era aquele véu, pois ele estava com eles todo o tempo.

E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver “um dos dias do Filho do homem”, e não o vereis. LUCAS. 17: 22.

CARACTERÍSTICAS DO FILHO DO HOMEM

A parte final deste estudo irá colocar nosso leitor a pensar, para que chegues a conclusões contundentes. Quem é o filho do homem?
Já identificamos que Jesus de Nazaré não foi o filho do homem, mas o que diz a bíblia sobre este personagem e sua vinda.

Em sua carta aos Hebreus, Paulo cita que o Senhor em sua vinda, não teria relação com o pecado, ou seja não traria acusações, condenações.

Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, “aparecerá segunda vez, sem relação com o pecado”, aos que o esperam para salvação. HEBREUS. 9: 28.

Seu juízo se manifestaria, utilizando os escritos do apóstolo.

No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por “Jesus Cristo”, segundo o meu evangelho. ROMANOS. 2: 16.

Confirmaria sua amada pregando o evangelho de Paulo.

Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a “pregação de Jesus Cristo”, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, ROMANOS 16: 25.

Teria uma natureza divina e outra humana, sua função; mediar, interceder.

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, “Jesus Cristo homem”. 1ª TIMÓTEO 2: 5.

Caminharia e andaria em meio a seu povo.

E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles “habitarei”, e entre eles “andarei”; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 2ª CORÍNTIOS. 6: 16.

CONCLUSÃO

Claramente se entende que o evangelho encomendado a José Luís de Jesus Miranda, nunca se havia pregado, e o título “dado a ele pela igreja” (Jesus Cristo Homem), se deve que este corpo (a igreja), andou sem cabeça por dois mil anos. Em 1973 o corpo começou a tomar forma. A cabeça é a que forma o corpo e ambos, um ao outro, se buscaram. Por quarenta anos suas revelações trouxe luz, paz, consolo, e salvação a milhares e milhares de vidas. Ele veio como um ladrão, ninguém soube ou o viu, até que de seus lábios saíram as palavras inefáveis que confirmaram; Dentro deste véu está o próprio Deus.

Seu trabalho foi realizado, sua amada foi edificada, e seu legado jamais será esquecido, Hoje por todo mundo se divulga a palavra da graça o evangelho da incircuncisão. Se você é um amador da verdade, e hoje podes dizer; sou livre por meio deste evangelho, terás que reconhecer; O Senhor mais uma vez esteve entre nós, e pudemos ver um dos dias do filho do homem.

A promessa dita por Daniel, segue em seu cumprimento.

Muitos serão limpos, e embranquecidos e purificados; os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os entendidos compreenderão.” DANIEL. 12: 10.

Você é um abençoado!!!!

Para solicitar estudos escreva-nos: estudosparepense@gmail.com

Curta nossas páginas no Facebook:
JH CALQUEOS https://www.facebook.com/JH-Calqueos-267765700080161/

LOUVORES EM GRAÇA – https://www.facebook.com/Louvores-EM-GRA%C3%87A-547150175483721/