16 de agosto de 2017

PRINCIPADOS E POTESTADES

PARE E PENSE!!!

“PRINCIPADOS E POTESTADES”

Este estudo tem a finalidade fazer conhecer, o propósito da igreja neste novo milênio com relação aos Principados e Potestades, de que fala o Evangelho. O verso da carta de Paulo aos Efésios tem sido usado largamente de forma equivocada, produzindo temor a muitos. Vamos aclarar este assunto, trazendo liberdade colocando os fatos em seu devido lugar.

PRINCIPADOS E POTESTADES DESTE SÉCULO

Ao analisarmos este capitulo, poderemos notar que nos versos de 1 ao 9, O apóstolo esta trazendo uma correção a igreja, esta correção é de ordem “pessoal”. Muitos ao receberem o evangelho da graça (importante frisar que este evangelho nos traz liberdade – “Conhecereis a verdade e esta vos fará livre João. 8: 32”), passam a tomar atitudes de desobediência a quem tinha autoridade sobre estes, da mesma maneira Paulo traz um conselho, para os que tinham autoridade, que não abusassem desta.

“filhos, sede obedientes a vossos pais”

“pais, não provoqueis à ira a vossos filhos”

“servos, obedecei a vossos senhores”

“senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças”

Fica bem claro que ali estava estabelecido uma guerra “carnal” entre eles, muitos diziam; Eu agora sou livre, não devo mais obediência a ninguém. Pois outros questionavam que tinha autoridade sobre estes. o apostolo então chama a atenção de todos; Não é desta forma, embora livres, temos direitos e deveres que devem ser cumpridos. Parem de brigar entre si, pois nossa batalha esta em outro lugar.

Porque não temos que lutar contra a “carne e o sangue”, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. EFÉSIOS. 6:12.

Antes de aclaramos de quem Paulo esta falando, vamos à definição de “Principados e potestades”!

PRINCIPADOS:
Domínios de um príncipe.
Territórios sob regências de príncipes.
Indivíduos que exercem função de governantes ou regentes na ausência do líder autentico.

POTESTADE:
Potência ou poder; qualidade ou condição de quem manda de quem exerce domínio sobre algo: a potestade do ditador. Potentado; indivíduo cujo poder e riqueza o tornam soberano de uma nação. Deus ou divindade; ser de poder absoluto, supremo: as potestades gregas.

Paulo em momento algum cita que esta guerra é espiritual, na morte de Cristo na cruz, o diabo foi destruído (HEBREUS. 2: 14).

Toda vez que encontramos nas epistolas paulinas as expressões; diabo ou satanás, o apostolo esta falando do gênero diabólico que esta em nossa carne. Em gálatas 5, a partir do verso 19, encontramos bem clara a divisão que existe em nosso ser, carne; gênero diabo, espirito; gênero Deus.

As definições acima aclaram o que vem a ser; principados e potestades, isso não tem nada a ver com espiritualidade, o assunto é carnal. São pessoas que detinham o poder, são pessoas de grande influencia na sociedade, vejam o exemplo que o apostolo cita aos Coríntios.

Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, “nem dos príncipes deste mundo”, que se aniquilam; Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual “nenhum dos príncipes deste mundo” conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. 1ª CORÍNTIOS. 2: 6 – 8.

PRINCIPADOS E POTESTADES COM CORPO

Na época em questão somente Paulo tinha este conhecimento, a ele foi dado à dádiva de explicar o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo. Paulo era uma tremenda potestade, o conhecimento deste evangelho estava somente em sua mente.

Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1ª CORÍNTIOS. 2: 16.

Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. 2ª CORÍNTIOS. 12: 2.

Porém ele passa a disseminar este conhecimento mostrando-nos nossa posição em Cristo, e determinando qual seria a função da igreja.

E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. EFÉSIOS. 2: 6 – 7.

Para que agora, “pela igreja”, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, EFÉSIOS. 3: 10.

REGIÕES CELESTES É SINÔNIMO DE LUGARES CELESTIAIS

A oposição veio e com muita força, as lideranças (os principados e as potestades), que na época defendiam o ensino da lei mosaica, tinham grandes influencia sobre o povo, dai ele expressar a nossa luta não entre nós (carne e sangue). Nossa batalha é com estes que querem perverter o verdadeiro evangelho.

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; 1ª TIMÓTEO. 4: 1 – 3.

Note que no primeiro verso desta carta a Timóteo, Paulo cita a palavra espirito por Duas vezes, a primeira esta escrita com “E” maiúsculo representando o Espirito de Deus, já o segundo “e” está minúsculo, representando uma forma de ensino, uma forma de comportamento; “espíritos” enganadores, homens maus e perversos. não é que o demônio que iria pregar, mas sim homens que só falariam a cerca do demônio, aterrorizando e trazendo pânico a muitos. Conhece algum lugar chamado igreja que é assim?

Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. 1ª CORÍNTIOS. 9: 26 – 27.

Veja a sabedoria do apostolo; Eu não fico por ai lutando com um ser que não existe. Lutar com o diabo, é dar soco no ar, minha luta é contra essa natureza carnal, é com esse corpo que me humilha.

PRINCIPADOS E POTESTADES SEM CORPO

DEMÔNIOS E ANJOS

Tivemos a existência do diabo, o “príncipe deste mundo” e seus anjos que tinham grande potestade (poder), porém como já apresentado em estudos anteriores, estes tiveram um fim na cruz do calvário. Foram destruídos, deixaram de existir.

Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso “o príncipe” deste mundo. JOÃO. 12: 31.

E, despojando os “principados e potestades”, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. COLOSSENSES. 2: 15.

Hoje as únicas potestades e principados sem corpo, são os anjos de Deus enviados a nos servir.

Não são porventura todos eles “espíritos ministradores”, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? Hebreus. 1: 14.

CONCLUSÃO

Deus chamou hostes, aos homens.

Guardai, pois a festa dos pães ázimos, porque neste mesmo dia tirei vossas hostes da terra do Egito; portanto guardareis a este mandamento nas vossas gerações por estatuto perpétuo. ÊXODO. 12: 17.

E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todas as hostes do Senhor saíram da terra do Egito. ÊXODO. 12: 41

Exemplo de principados com quem Paulo tinha luta doutrinal.

E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós. GÁLATAS. 2:4 – 5.

Hoje um homem com um microfone nas mãos, é uma potestade em potencial, pois ele tem o “poder” de direcionar uma vida. Muitos são os príncipes destes séculos, com seus impérios religiosos onde pregam demônios, pregam sobre pecados, e ensinam a cerca do inferno.

Nossa guerra é contra estes, pois todos os dias em suas liturgias negam ao sacrifício perfeito da cruz. Porém esta batalha não será vencida com tiros e bombas, mas sim através do conhecimento.

Recebemos que os olhos de seu entendimento sejam iluminados, e que viva livre de temores, sabendo que Cristo na Cruz do calvário, fez uma obra perfeita.

Você é um abençoado!

Para solicitar estudos escreva-nos: estudosparepense@gmail.com

Curta nossas paginas no Facebook:

JH CALQUEOS https://www.facebook.com/JH-Calqueos-267765700080161/

LOUVORES EM GRAÇA – https://www.facebook.com/Louvores-EM-GRA%C3%87A-547150175483721/


Você é nosso visitante número: visitas