PARE E PENSE!!!

TRÊS MORTES CONSUMADAS

O estudo que vamos abordar tem por objetivo apresentar; “três mortes consumadas”. Veremos biblicamente que logo após consumar o seu propósito, Deus tira de cena aquele “instrumento” ao qual ele deu vida. Significa que as etapas que passaram, já não regressam mais. Querer continuar utilizando o que já foi consumado constitui grave erro doutrinal. Vejamos então os benefícios que nos traz; respeitar essas três mortes.

A MORTE DA LEI DE MOISÉS

Na carta de Paulo a igreja de Corinto, encontramos o apóstolo trazendo severas advertências sobre o fim da lei de Moisés. O primeiro ponto a observarmos é que se trata de um MINISTÉRIO DE MORTE E CONDENAÇÃO. Teve gloria, mas continha ordenanças que não sendo cumpridas, poderia nos matar. E embora com toda sua gloria, já estava determinado que este pacto tivesse seu fim.

E se o “ministério de morte” gravado com letras em pedras foi com glória, tanto que os filhos de Israel não puderam fixar a vista no rosto de Moisés por causa da gloria de seu rosto, “a qual iria perecer”. Como não será de maior glória o ministério do Espírito?

Porque, se o “ministério da condenação” foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justificação. Porque ainda o que foi glorioso, não é glorioso a este respeito, em comparação com a gloria mais excelente. 2ª CORINTIOS. 3: 7 – 10.

Porém, da mesma forma que era plano divino extinguir esse pacto (dar morte a ele), também determinou que fosse estabelecido um, com uma gloria superior.

Porque se “o que perece teve gloria”, muito mais glorioso será o que permanece. 2ª CORINTIOS. 3: 11.

Na carta aos Hebreus o apóstolo novamente adverte; estamos vivendo uma nova era, estamos estabelecidos sobre melhores promessas, aquele pacto (a lei), era uma sombra, portanto é chegado o momento de vivermos, uma gloria mais excelente.

Mas agora tanto melhor ministério é o seu, quanto é mediador de um melhor pacto, estabelecido sobre melhores promessas.

Ao dizer: Novo Pacto, deu o primeiro por velho; e o que é dado por velho e envelhece “…está próximo a desaparecer”.  HEBREUS 8: 6; 13

Obs. Se desapareceu, morreu, deixou de existir, perdeu o seu valor, não podemos mais estar submetido a este velho pacto.

Porque “o fim da lei” é Cristo para justiça de todo aquele que crê. ROMANOS. 10:4.

A MORTE DE SATANÁS

Outra morte de suma importância que devemos considera-la; é a morte do diabo. Esse ser também teve sua gloria, cumpriu o seu papel e finalizada foi sua trajetória na cruz do calvário, vamos às evidências. A primeira delas retrata o profeta Isaias, apontando para o futuro; Virá um dia que sua existência se extinguirá:

Naquele dia, o Senhor castigará com sua espada dura, grande e forte ao leviatã serpente veloz e ao leviatã serpente tortuosa; e “matará o dragão que está no mar”. ISAÍAS. 27: 1.

Já o profeta Ezequiel é mais preciso e contundente em sua profecia; além de passar pela morte, ele deixará de existir, PARA SEMPRE!

Todos os que te conheceram dentre os povos se maravilharão sobre ti; espanto serás “e para sempre deixarás de ser”. EZEQUIEL 28: 19.

Um dos versos bíblicos que dá validade a esta morte, encontra-se na carta de Paulo aos Hebreus, ai está sua consumação, sua morte e destruição.

Na cruz do calvário extinguiu-se seu império de maldades.

Porquanto os filhos participaram de carne e sangue, ele também participou do mesmo para que, por sua morte, “destruísse” ao que tinha o império da morte, a saber, “o diabo”. HEBREUS.  2: 14

A MORTE DE JESUS DE NAZARÉ

Esta morte é sem duvida a mais importante sobre a face da terra, não considera-la, não validá-la, não entender esse sacrifício em toda sua plenitude, causa efeitos devastadores na mente do ser humano.

Não foi algo banal, ninguém teve culpa, essa morte é um ato espontâneo da parte Deus. Não temos que ter pena, mas sim valorizar e respeitar esse ato grandioso, pois em seu decreto ele assim estabeleceu.

Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém me tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. JOÃO. 10: 17, 18.

BENEFÍCIOS DESTA MORTE:

Estamos mortos à lei, esta não pode mais nos trazer condenação:

Assim também vós, meus irmãos, “morrestes à lei mediante o corpo de Cristo”, para que sejais de outro, do que ressuscitou dos mortos, a fim de dar fruto para Deus. ROMANOS 7: 4

Tirou o pecado do meio de nós, jamais poderemos ser encontrados em pecado:

De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para “tirar o pecado” pelo sacrifício de si mesmo. HEBREUS. 9: 26.

Com este sacrifício nos fez perfeitos para sempre:

Porque com uma única oferta, fez perfeitos para sempre aos santificados. HEBREUS. 10: 14.

Paulo o perito arquiteto tinha uma missão; fazer com que não tivéssemos mais os olhos em Jesus de Nazaré, agora pertencemos a outro, (Rom. 7: 4) somos do que ressuscitou dentre os mortos.

E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. 1ª CORÍNTIOS. 2: 1, 2.

CONCLUSÃO

Dar vida a qualquer destas manifestações que já passaram, e cumpriram seu propósito, se torna uma transgressão ao Pacto, as consequências é viver uma vida de culpas, medos e condenação.

“E se Cristo não ressuscitou, vossa fé é vã; ainda estais em vossos pecados”. 1ª CORINTIOS. 15: 17.

“Se nesta vida somente esperamos em Cristo, somos os mais miseráveis de todos os homens”. 1ª CORINTIOS. 15: 19.

Com estas mortes temos o direito adquirido de vivermos o melhor, desfrute de seu reinado, já em vida, para isso fomos chamados.

Pois, se pela transgressão de um só, a morte reinou, muito mais “reinarão em vida” por um só Jesus Cristo, os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça. ROMANOS. 5:17.

Você é um abençoado!

Para solicitar estudos escreva-nos: estudosparepense@gmail.com

Curta nossas paginas no Facebook:

JH CALQUEOS https://www.facebook.com/JH-Calqueos-267765700080161/

LOUVORES EM GRAÇA – https://www.facebook.com/Louvores-EM-GRA%C3%87A-547150175483721/