PARE E PENSE!!!

“A FIRME ÂNCORA DA ALMA”

No estudo que vamos apresentar, existe um termo bíblico muito utilizado dentro das chamadas igrejas cristãs: “alma”. Isso para muitos é motivo de pânico e temor, não ter a compreensão deste assunto pode causar efeitos catastróficos. Também, apresentaremos a ferramenta que é nossa firme ancora; O EVANGELHO DA GRAÇA. É com o evangelho que temos a propriedade de julgar, esquadrinhar e trazer firmeza, para nossas vidas.

DEFINIÇÃO: Alma experiência de um espírito ao viver em um corpo.

CORPO, ALMA E ESPÍRITO?

De imediato queremos derrubar um dogma doutrinal, que é muito comum no meio filosófico e teológico. Existe uma corrente que afirma categoricamente, sermos seres formados de corpo, alma e espirito. Porém o que diz a bíblia sobre isso? Vamos às evidencias:

DEPOIS DA CRUZ NÃO SOMOS “ALMAS VIVENTES” E SIM, ESPÍRITOS VIVIFICANTES.

Adão foi o primeiro homem sobre a face desta terra, e este homem foi formado do barro (sua Carne), nesta carne não havia espírito.
Quando Deus sopra em suas narinas, a este lhe concede sua alma; O FÔLEGO DE VIDA.

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito “alma vivente”. GÊNESIS 2: 7.

Paulo em sua carta aos Coríntios divide o primeiro Adão (tipificando o primeiro homem) do segundo Adão, Cristo, trazendo como modelo uma geração de espíritos. Ao contrario do primeiro, esta geração teve seu espírito formado primeiro, e depois sim, tomou uma forma humana.

“O primeiro homem é da terra, terrenal; o segundo homem, que é o Senhor, é do céu” “Qual o terrenal, tais também os terrenais; e qual o celestial, tais também os celestiais”. 1ª CORINTIOS. 15: 47, 48.

Nos versos anteriores, estão bem definidas estas duas posições:

“Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão, o animal, depois o espiritual.” 1ª CORINTIOS 15: 45, 46.

NÃO SOMOS COMPOSTOS DE CORPO, ALMA, E ESPÍRITO e sim ESPÍRITOS VIVENDO EM UM CORPO.

De onde vem essa semelhança a qual o apostolo cita: qual o celestial, tais também os celestiais? Na carta aos Hebreus, ele descreve nossa natureza.

E, visto como os filhos “participam da carne e do sangue”, também “ele participou” das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; HEBREUS. 2: 14.

Somos espíritos que estamos tendo uma vivência (participação) carnal. Da mesma forma o próprio Deus, assim se manifestou, PARTICIPOU DO MESMO.

Outra clara evidência que nossa natureza espiritual foi formada primeira, esta na carta de Paulo aos Filipenses.

Nós, porém, “somos cidadãos dos céus”. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, FILIPENSES. 3: 20.

Quando Cristo morre na Cruz do calvário, começa uma nova era se estabelece um câmbio sobre esta terra.

Porquanto foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,  e por intermédio dele “reconciliasse consigo todas as coisas”, tanto as que “estão na terra” quanto as que “estão nos céus”, estabelecendo a paz pelo seu sangue vertido na cruz. COLOSSENSES. 1: 19, 20.

Ele reconcilia céus e terra, e nos dá o privilegio de sermos espirito vivificantes. Hoje estamos juntamente com ele, em lugares celestiais (local, espaço, ambiente). Já estamos vivendo, parte de sua gloria.

E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez “assentar nos lugares celestiais”, em Cristo Jesus; EFÉSIOS. 2: 6.

RECORDANDO: Definição de Alma experiência de um espírito ao viver em um corpo. Alma não é “identidade” e sim, o resultado do espirito viver em um corpo.

Você é um espirito, porém tomou vivencia carnal, o detalhe é que o viver em carne causa uns efeitos tremendos. Paulo deixa claro; que há uma briga constante, entre estas duas naturezas.

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes “opõem-se um ao outro”, para que não façais o que quereis.  GÁLATAS. 5: 17.

O EVANGELHO É A FIRME ANCORA DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS

Como aplacar essa guerra diária, como domar esta natureza carnal?
Por isso o apóstolo utiliza esse termo, e nos fala de uma âncora:

A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, HEBREUS 6: 19.

Só o evangelho, a palavra, tem o poder de penetrar o véu (a carne). Somente com o evangelho podemos discernir, esquadrinhar, separar os atributos que temos em nosso corpo, só por meio dele julgamos as coisas carnais das coisas espirituais.

Porque “a palavra de Deus é viva e eficaz”, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e “penetra até à divisão da alma” e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. HEBREUS 4: 12.
O FILHO DA PERDIÇÃO É ALMA VIVENTE

Na carta aos Romanos, está escrito sobre os filhos de perdição, vasos de ira “predestinados” à destruição, neste capitulo ele separa as duas sementes. Um filho de perdição tomou forma humana, mas não é um espirito, este tem apenas o folego de vida, este é uma alma vivente.

E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; ROMANOS. 9: 22.

Podem se salvar? Não, estão predestinados a perdição!
Vão para o inferno? Não, sua existência é apagada desta terra, não tendo espirito, simplesmente desaparecem, cumprem seu chamado e se vão.

“A memória do justo é abençoada; mas o nome dos ímpios apodrecerá”. PROVÉRBIOS 10: 7.

A madre se esquecerá dele, os vermes o comerão gostosamente; nunca mais haverá lembrança dele; e a iniquidade se quebrará como uma árvore. JÓ. 24: 20.

Corrigiste as nações, destruíste os ímpios; por toda a eternidade apagaste o nome deles. SALMOS. 9: 5.

CONCLUSÃO

Viva em limpa consciência, sabendo que você é um “espirito vivificante” predestinado às boas obras, salvo para sempre, e chamado a reinar em vida, abençoados!

Para solicitar estudos escreva-nos: estudosparepense@gmail.com

Curta nossas paginas no Facebook:
JH CALQUEOS https://www.facebook.com/JH-Calqueos-267765700080161/

LOUVORES EM GRAÇA – https://www.facebook.com/Louvores-EM-GRA%C3%87A-547150175483721/