PARE E PENSE!!!

“INSPIRAÇÃO, HISTÓRIA, REVELAÇÃO”

Antes de entramos neste estudo, gostaríamos de relembrar alguns pontos, bem importantes ao nosso leitor:

– Estamos depois da cruz. Após a morte e ressurreição de Cristo foi estabelecido um novo pacto. “Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor…” Hebreus. 10: 16.

– O escolhido para anunciar este novo pacto aos gentios; Foi o Apostolo Paulo. “…Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado…” GÁLATAS. 2: 7.

– Após a morte de Paulo, fato este anunciado por ele, houve uma mescla destes dois pactos. “Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;” ATOS. 20: 29.

– Ele anteviu que escreveriam cartas, como se fosse de sua parte para confundir a muitos. “Que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por carta…” 2ª TESSALONICENSES. 2: 2.

Portanto o que veremos a seguir é a diferença entre; escritura, história, evangelho, e “um evangelho diferente”.

A ESCRITURA

A Escritura inclui: a lei, os salmos e os profetas. Estes livros foram inspirados, não houve uma comunicação visível de Deus, para com seus autores. O Espirito de Deus tomavam suas mentes e estes escreviam.

Toda a “Escritura” é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; 2ª TIMÓTEO. 3: 16.

É importante corrigirmos um erro gritante, que muitos cometem com este verso; Alguns o utilizam para classificar a bíblia inteira, quando o apostolo esta deixando claro; o pacto da Lei, “TODA ESCRITURA”. Até por que quando ele escreve sua carta para Timóteo, à bíblia não estava escrita em sua totalidade.

Este pacto foi um pacto defeituoso.

Mas agora tanto melhor ministério é o seu, quanto é mediador de um melhor pacto, estabelecido sobre melhores promessas. Porque, se aquele primeiro“fosse sem defeito”, nunca se teria buscado lugar para o segundo. HEBREUS. 8: 6, 7.

Além de ser uma transgressão ao pacto vigente, aplicar este nos dias atuais, traz sérias conseqüências, pois estamos falando de um pacto que era de condenação e morte.

HISTÓRIA

A História inclui os livros de Mateus, Marcos, Lucas, João e Atos. Estes não são os evangelhos, ai está escrito as narrativas dos apóstolos de Jesus de Nazaré; a palavra evangelho; significa boas novas, e boas novas só foram anunciadas por Paulo, após seu encontro com Cristo e este ressuscitado.

Outro detalhe importante a cerca destes, é que nestes livros não existe unidade, mas sim muitas diversidades.
Exemplo: João 20: 22 – 23 Vs. Lucas 24: 46 – 49

E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos. JOÃO. 20: 22, 23.

E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas.E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. LUCAS. 24: 46 – 49.

Notaram? Em um verso o escritor diz que Jesus aparece entre eles, assopra e os “enche do Espirito”, já no outro a ordem dada era; ficarem em Jerusalém, até que do alto “recebessem o Espirito”. A confusão entre eles é tão grande que o próprio Lucas em seu livro declara; Preciso colocar isso em ordem.

Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado. LUCAS. 1: 1 – 4.

Lucas esta dizendo claramente; Téofilo, muitos trataram de escrever, porém as informações são contraditórias. Antes de lhe transmiti-las, me pus a investigar os fatos “minuciosamente”.

EVANGELHO DIFERENTE

A advertência a seguir, é um dos relatos mais contundentes escrito por Paulo em uma de suas epistolas.

Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para “outro evangelho”; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e “querem transtornar” o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie “outro evangelho” além do que já vos tenho anunciado, “seja anátema”. GÁLATAS. 1: 6 – 8.

De imediato o apostolo se mostra surpreso, com a igreja; Estou perplexo, com a atitude de vocês, depois de ouvirem o evangelho da verdade, estão se deixando levar por outro evangelho? Notem que Paulo cita que não é outro, mas o ensino que trazem tem o poder de transtorná-los.

Que pregação seria essa? Fala em Deus, fala em Jesus? Sim…
Porém esse evangelho está contaminado com lei, e a lei já deixou de ser, perdeu sua validade, não serve mais.

Portanto; se alguém está ai pregando um evangelho diferente do que eu vos ensinei, seja maldito. Pode vir um anjo do céu, ou até mesmo eu, se mudar o que vos comuniquei o tenha como maldito!

Para a igreja de Corinto o tratamento é no mesmo pé de igualdade.

Porque, se alguém for pregar-vos “outro Jesus” que nós não temos pregado, ou se recebeis “outro espírito” que não recebestes, ou “outro evangelho” que não abraçastes, com razão o sofreríeis. 2ª CORÍNTIOS. 11: 4.

Como alguém pode pregar outro Jesus? Mostrando a igreja o Nazareno, o sofrido, o Judeu que veio cumprir a lei. Paulo sempre apresentou para a igreja, Cristo ressuscitado, o que venceu o diabo, tirou o pecado do meio de nós, e cumpriu a lei em nosso lugar. Quando o apostolo cita; um espírito diferente, isso significa uma forma de ensino contrário, falar de outro evangelho que não seja a genuína graça de Deus, te traz uma forma de comportamento equivocado.

IMPORTANTE: As epístolas de João, Pedro, Tiago, Judas, e o livro de Apocalipse são livros que apresentam outro evangelho.

Paulo advertiu dizendo, o que prega um evangelho diferente do que eu prego, seja anátema. Compare:

TIAGO Vs. PAULO

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. TIAGO. 2: 14, 17 e 24, 26.

Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. ROMANOS. 3: 27, 28.

TIAGO Vs. PAULO

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. TIAGO. 4: 8.

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,Para a apresentar a si mesmo” igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”. EFÉSIOS. 5: 25.

JOÃO Vs. PAULO

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1ª JOÃO. 2: 1.

De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para “destruir o pecado” pelo sacrifício de si mesmo. HEBREUS. 9: 26.

JOÃO Vs. PAULO

Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. 1ª JOÃO. 2: 6.

Assim que “daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne”, e, ainda que também “tenhamos conhecido Cristo segundo a carne”, contudo agora “já não o conhecemos deste modo”. 2ª CORÍNTIOS. 5: 16 .

PEDRO vs PAULO

Eleitos segundo a “presciência” de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 1ª PEDRO 1: 1.

Porque os que dantes conheceu também os “predestinou” para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. ROMANOS. 8: 29.

APOCALIPSE vs PAULO

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; APOCALIPSE. 3: 15 – 17.

Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis. 2ª CORÍNTIOS. 8: 9.

EVANGELHO

Como já mostramos com evidências Paulo foi levado ao terceiro céu, e ouviu da boca do próprio Deus as palavras inefáveis. A “ele” foi dado as14 epistolas que apresentam o verdadeiro evangelho a nós os gentios. E este evangelho é a sã doutrina.

Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. GÁLATAS 1:11

CONCLUSÃO

Caro leitor, você esta diante da mais fidedigna prova da mescla que fizeram com estes dois evangelhos, fica a pergunta: Quer você seguir um “evangelho diferente”? A igreja de Corinto o apóstolo advertiu; Se aceitares um “evangelho diferente” de fato sofrereis. Não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, você é um abençoado!!!

Abaixo veremos o cumprimento da profecia de Paulo a Igreja de Éfeso:

“Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;” ATOS. 20: 29.

Cinqüenta anos depois de Cristo, Paulo começa a escrever suas cartas, os demais escrevem um evangelho diferente 70 anos depois de sua morte.

Tiago – 60 d.c.

1ª Pedro – 60 d.c.

2ª Pedro – 66 d.c.

Judas – 70-80 d.c.

1ª, 2ª e 3ª João – 90 d.c.

Apocalipse – 95 d.c.

Para solicitar estudos escreva-nos: estudosparepense@gmail.com

Curta nossas paginas no Facebook:

JH CALQUEOS https://www.facebook.com/JH-Calqueos-267765700080161/

LOUVORES EM GRAÇA – https://www.facebook.com/Louvores-EM-GRA%C3%87A-547150175483721/