PARE E PENSE!!!

“SOIS DEUSES”

O que iremos te revelar neste estudo, para muitos soa como algo absurdo, pois vai na contramão de tudo que ouvimos e aprendemos da religião. Devido ao fato de sempre nos apresentarem como: pecadores, indignos, miseráveis, e tantas outras expressões pejorativas, fica difícil admitir que somos deuses, vestidos de um corpo carnal. Mas é exatamente isto o que diz a bíblia sobre nós. Somos filhos de Deus, e um filho traz em seu DNA toda estrutura genética de seu Pai.

Desde as escrituras até o evangelho, são várias as evidências que comprovam nossa natureza divina. Após constatá-las, tenha em mente: você não é um qualquer; você não é um farrapo humano andando sobre esta terra necessitando da misericórdia de Deus; você é um filho, e sendo filho do criador do universo, és também herdeiro de tudo o que ele criou. Diga em alto e bom som: EU SOU UM DEUS!!!

O QUE DIZ AS ESCRITURAS SOBRE SERMOS DEUSES

A primeira evidência que te mostraremos neste estudo, se encontra no livro histórico de Deuteronômio.

Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; DEUTERONÔMIO. 10:17.

Já neste primeiro verso, identificamos uma importante informação: Deus é Deus de deuses e Senhor de senhores. Sabendo que há um só Deus e um só Senhor, quem são estes deuses, os quais, Moisés está se referindo? Vamos a mais um verso:

Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério. DANIEL. 2:47.

O profeta Daniel está repetindo a mesma expressão, citada no livro de Deuteronômio. Esqueça este assunto de mitologia, deuses gregos, e tantas fábulas contadas, aqui ambos os versos estão se referindo a nós, os seus filhos. Sigamos aclarando este lindo mistério:

Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses. SALMOS. 82:1.

Veja que tremenda informação: Deus está na congregação dos poderosos. Uma pergunta? Deus busca estar aonde? No meio dos iníquos? No meio, dos que não são seus? Não! Deus habita, congrega, no meio de seu povo. Deus busca estar com sua igreja. Aí diz claramente que ele julga no meio dos deuses… Helooooo!!!

Outro detalhe importantíssimo neste verso: Deus está julgando sua igreja. Atente bem! Não é que vai julgar, como os religiosos afirmam, Ele já está julgando. E como ele está fazendo isto? Por meio de seu evangelho. Logo, deve haver respeito com esta amada (igreja).

Se você encontrar por aí, alguém se dirigindo à igreja, com assuntos que não sejam relacionados ao evangelho, este não é digno de estar diante dela. Deus não está aí. Veja o que diz o verso seis a nosso respeito:

Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.
SALMOS. 82:6.

Quem foi que disse que você é um deus? Algum pastor, um missionário, o obreiro, o presbítero? Não! Ele mesmo, o próprio Deus assim declarou a seus filhos: Vós sois deuses!!! O complemento do verso não deixa dúvida. Vocês são meus filhos. E sendo meus filhos, como devo reconhecer-lhes? Como deuses!!!

O detalhe é que você se vê em carne, e toda vez que te olhas nessa matéria corrupta, só encontra nela defeitos e imperfeições. Logo, dizer que é um deus, com este veículo (corpo) cheio de debilidades, isso se torna difícil. Mas aí, existe um detalhe bem importante, toda vez que a bíblia se refere a nós como deuses, o “D” está escrito com letra minúscula.

Qual é o significando disto? Aí nos mostra que somos um gênero de Deus, onde o salmista está se referindo a nosso espírito, o qual foi criado igual a Deus. No próximo verso, veremos a separação que é feita de nossa natureza divina, da humana.

Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes. SALMOS. 82:7.

Esta é a conclusão: nós somos deuses (em espírito), sua natureza espírito é origem de Deus, logo, você é um deus. Porém, como qualquer dos homens, esta carne um dia morrerá. Por isso, Salomão assim escreveu:

E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. ECLESIASTES. 12:7.

A carne é barro, mas o espírito é divino. Vamos aos livros históricos e encontraremos mais evidências sobre este assunto.

O QUE DIZ OS LIVROS HISTÓRICOS SOBRE SERMOS DEUSES

Estando certo dia Jesus a debater com os judeus, ele afirma ser o próprio Deus, e alguns pegam pedras para apedrejá-lo. E Ele então, os interpela:

Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? JOÃO. 10:34.

Jesus utiliza a lei, as escrituras (O SALMO. 82:6.), para confrontá-los. Por que querem me apedrejar, por ventura na vossa lei não está escrito: “vós sois deuses”, não é o que está escrito aí?

Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), JOÃO. 10:35.

Se na lei, lá na sombra, no velho pacto, os filhos de Deus foram classificados como deuses, como será agora no novo pacto, onde vivemos em melhores promessas?

Vamos agora ao evangelho da incircuncisão com mais uma evidência, desta vez trazida pelo apóstolo Paulo, de que somos deuses.

O QUE DIZ O EVANGELHO SOBRE SERMOS DEUSES

Em sua primeira carta à igreja de Corinto, encontramos Paulo dizendo claramente: os que são de Deus, são um com ele.

Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
1ª CORÍNTIOS. 6:17.

Os que se unem ao Senhor, os que são dele, é um espírito com ele. Sendo nós um com Ele, e Ele sendo Deus, o que somos? deuses! A igreja está unida com Deus. Não permita que ninguém te diminua. Todas as características: unção, santidade, poder, que há no Senhor, também estão em ti.

Outro verso que mostra nossa característica divina, também se encontra nesta carta.

Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1ª CORÍNTIOS. 2:16.

Pode a mente de Cristo estar em um “pecador”? Pode esta mente manifestar-se em um ímpio, ou em um iníquo (quando chamamos de iníquo, estamos falando da má semente)? Deus só poderia colocar sua mente em seus filhos, ele só dividiria isto com seus deuses.

Você já entendeu sua natureza. Agora te chamamos a refletir o porquê de dizermos que você não tem pecado. Já imaginou um deus em pecado? Para você estar em pecado Deus também estaria. Ou um deus em derrota, perseguido pelo diabo; um deus reclamando pelos cantos: irmãos orem por mim! Um deus pedindo oração, pode isso?

Nós somos o que de melhor foi criado nesta terra, somos a amada do Senhor – igreja perfeita e gloriosa, sem manchas, sem rugas. Nele estamos completos; somos mais que vencedores. Veja o que Paulo fala a teu respeito em sua carta aos Efésios:

Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. EFÉSIOS. 2:5-7.

Estamos assentados em lugares celestiais com Cristo. Por isso, Davi falou lá atrás: Deus está na reunião dos deuses. Ele jamais se assentaria com aquilo que é imundo. A igreja é a esposa de Cristo, e sobre ela não cabe acusações e blasfêmias.

ANDANDO COMO DEUSES

A parte final deste estudo irá revelar como um deus deve andar sobre esta terra; qual o comportamento deve ter um filho escolhido desde antes da fundação do mundo. Paulo chegando à igreja de Corinto lhe faz uma dura advertência, vejamos:

E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? 1ª CORÍNTIOS. 3:1-3.

Eu quis falar a vocês como a espirituais, porém, vós ainda sois crianças. Vocês são deuses, com uma mente infantil. Por que Paulo faz esta citação?

Porque eles não entendiam o que Deus havia feito, por meio de Cristo em benefício da igreja. Agora é interessante analisar o que Paulo fala a eles: vocês ainda andam como homens. Hora, todo ser humano anda como homem sobre esta terra. Porém, aquele que é espiritual, não caminha como homem, ele não caminha como a um carnal, mas sim, caminha como um deus.

Exemplos: Pode o mundo está desabando a teu redor, mas, como um deus procede? Tudo está bem! Você chega no seu negócio e declara: hoje é o melhor dia! Fecharei os melhores contratos! Alguém pode declarar a teu lado: mas, a crise… um deus em crise? Não recebo! A mim, tudo me obra para o bem; sou um rico; sou próspero, meu trabalho é o melhor; onde ninguém prospera, ali terei sucesso. Um deus chama as coisas que não são como se fossem.

E a política; a corrupção? Que se “exploda” tudo isso, tenho anjos a meu serviço! Meu presidente é Deus. Meu Governador é Deus. Meu prefeito é Deus, eu não caminho como homens, tenho cobertura angelical a meu favor.

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. GÁLATAS. 5:16.

Para andar em espírito, você tem que ser um espírito. E andar em espírito, não é estar com a cara para cima com largas repetições, falando em línguas. Os de Corinto falavam em línguas, porém, Paulo os chamou de carnais.

Aí diz que você é um espírito com carne, mas o que te faz andar em espirito? O conhecimento do evangelho. Você não é essa carne, não tente mudá-la, ela continuará fiel a seus desígnios. O que você precisa saber é da tua posição em Cristo. Quando isto chega na mente, você pensa como um deus, julga como um deus, vive como um deus.

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, EFÉSIOS. 4:1.

Como você tem andado? Digno no chamado que ele te chamou? Um deus anda de cabeça erguida, sabendo que nada pode lhe abalar.

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. ROMANOS. 8:29.

Nós somos a imagem e semelhança de Cristo, nós somos seus irmãos, ele foi o primeiro em tudo, e tudo que ele tem, nós temos. Toda sua herança também é nossa. Aos hebreus, Paulo é mais contundente, ele diz que Cristo não se se envergonha de seus irmãos.

Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, HEBREUS. 2:11.

Nós somos deuses, que estamos participando de carne e sangue, não tenha a si mesmo em pouca conta, conheça-te como fostes conhecido.

CONCLUSÃO

Depois de ver e constatar tantas evidências a teu respeito, a única coisa que te rogamos é que não te conheças mais em carne. Paulo em uma de suas cartas faz a seguinte citação: “Nós somos um tesouro em vaso de barro” (2ª CORÍNTIOS. 4:7). O teu vaso débil, as tuas falhas e teus erros, jamais poderão manchar aquilo que Deus criou; santificou e justificou. Teu espírito.

Jó, mesmo em seus piores momentos de padecimento, lembrou-se de algo importantíssimo, de que Deus jamais abandona os seus. Sua carne estava sofrida, a situação era demasiadamente caótica, mas ele tinha uma plena convicção, seu espírito estava guardado em Deus.

Vida e misericórdia me concedeste; e o teu cuidado guardou o meu espírito. JÓ. 10:12.

Você é um abençoado!!!

www.institutoeducacionaljlm.com.br

Para solicitar estudos, escreva-nos: estudosparepense@gmail.com

Curta nossas páginas no Facebook:

JH CALQUEOS https://www.facebook.com/JH-Calqueos-267765700080161/.

LOUVORES EM GRAÇA – https://www.facebook.com/Louvores-EM-GRA%C3%87A-547150175483721/.