PARE E PENSE!!!

“VERSOS MAL TRAÇADOS PELA RELIGIÃO”

Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos vorazes, que não perdoarão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que “falarão coisas perversas”, para atraírem os discípulos após si. ATOS. 20: 29. 30.

Esta importante informação do apostolo Paulo a igreja de Éfeso, irá delinear o perfil do estudo que iremos apresentar neste dia. É importante frisar; quando o apóstolo cita que falariam “coisas perversas”, não se trata de citar palavras de baixo calão, mas sim que muitos escreveriam cartas, para distorcer o evangelho pregado por ele.

Neste ato, ou nesta ação, eles não perdoariam ao rebanho, e comunicariam um evangelho que traria condenação, às igrejas fundadas pelo apostolo.

Fato é que isso se cumpriu, e esta perversidade atravessou anos e eras chegando até nós. Nos dias atuais estes homens maus e perversos, utilizam uma bíblia. Vamos mostrar então, estas evidências.

VERSOS MAL TRAÇADOS

Uma citação do apostolo em sua carta aos Hebreus, tem sido por anos interpretada de forma equivocada, onde muitos dizem; Está escrito que para alguns ao se “desviarem” de um determinado convívio chamado cristão, para tais não há mais arrependimento e estes se perderam. (porém isto é impossível, pois somos do Senhor. Em ROMANOS 8: 38, 39, o apostolo diz que nada e ninguém nos separará de seu amor).

“Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados e provaram o dom celestial e foram feitos partícipes do Espírito Santo”, “e também provaram da boa palavra de Deus e os poderes do século vindouro”, “e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento, crucificando de novo para si mesmo ao Filho de Deus e expondo-o a vitupério”. Hebreus. 6: 04 – 06.

Antes de aclaramos estes versos, é importante entendermos que esta carta foi escrita a uma igreja, que havia sido tirada do judaísmo por Paulo. Movidos pela influencia dos apóstolos da circuncisão, eles tentavam voltar às praticas da lei.

Logo o apostolo está se referindo; aos que um dia foram “iluminados.” Conheceram ao evangelho da graça, e por qualquer questão buscavam retornar ao sistema litúrgico mosaico.

Notem que ele deixa claro; está atitude, este retrocesso (as praticas da lei), expõem ao filho de Deus a um novo vitupério, ou seja; vocês estão tendo em pouco caso o sacrifício feito por ele. Para vós que tomam tal atitude não há arrependimento, isso é vergonhoso.

Vamos a mais um verso, onde a religião se perde:

“Porque se pecarmos voluntariamente depois de haver recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados”, “senão, uma horrenda expectação de juízo…”. HEBREUS. 10: 26, 27.

Expectação é o mesmo que “expectativa”!

Se o apostolo cita nesta mesma carta em HEBREUS. 9: 26, que o pecado foi exterminado da terra, como ele no capitulo seguinte, nos fala de pecado, estaria o mesmo se contradizendo? De forma alguma!

Isso ocorre a um crente que uma vez iluminado pela verdade do evangelho, sabendo que cometeu um “erro”, já não lhe resta mais sacrifícios, para pagar por esse erro. Não adianta pedir perdão a Deus, teu joelho, teu jejum não tem valor algum, o que te resta agora é o “juízo” é a atuação da Lei Espiritual: “Plantei, colherei”!

Não vos enganeis: Deus não pode ser burlado; pois tudo o que o homem semear, isso também colherá. Gálatas. 6: 7.

A expectativa é: “Quando receberei a colheita por causa desse erro cometido?”

Outra citação do apostolo que cria uma tremenda contradição no meio das chamadas igrejas cristãs, está em sua carta aos Filipenses.

“Portanto, amados meus, como sempre obedecestes, não somente em minha presença, senão, muito mais agora em minha ausência, ocupai-vos em vossa salvação com temor e tremor”. FILIPENSES. 2: 12.

De que salvação Paulo se refere, se é ele mesmo que diz; Já somos salvos desde antes da fundação do mundo… (EFÉSIOS. 1; 4. 5)???
Paulo esta se referindo a nossa salvação diária. Pois em Hebreus 1: 14, o apóstolo nos apresenta um serviço angelical.

“Não são todos eles espíritos ministradores, “enviados para serviço” a favor dos que serão herdeiros da salvação?”. HEBREUS. 1: 14.

Porém para termos este serviço a nosso favor, temos que estar em linha com este pacto, nossas atitudes, nosso falar, nossa confissão, não pode ser mediante ao velho pacto. Toda vez que olhamos para traz (entramos nas praticas da lei), então este serviço é anulado, os anjos se afastam e nos deixam por nossa própria conta. Nos dias atuais viver sem cobertura angelical, é viver sem salvação.

Portanto, é necessário que com mais “diligencia” atendamos às coisas que “ouvimos”, para que não deslizemos.

“Porque se a palavra dita por meio dos anjos foi firme e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição”, “como escaparemos nós”, se nos descuidarmos de uma “salvação tão grande”? A qual tendo sido anunciada primeiramente pelo Senhor, nos foi confirmada pelos que ouviram? HEBREUS. 2: 1, 2, 3.

Mais uma vez voltaremos a um assunto que aos olhos carnais, aparenta perca de salvação, vejamos o texto.

“De Cristo vos desligastes, os que buscam justificação pela lei; da graça haveis caído”. GÁLATAS. 5: 4.

Um crente do novo pacto, conhecedor da graça de Deus, e de seus benefícios, jamais pode olhar para traz. Por maior que sejam as circunstancias desta vida, em nenhum momento devemos buscar respaldo no velho pacto.

A matemática é simples, se pendermos para a lei, automaticamente estamos nos desligando da graça de Deus. Quando Paulo cita; De Cristo vos desligastes ele está se referindo do sacrifício perfeito da cruz.

Na cruz, fomos justificados, limpos, abençoados, enriquecidos, fomos feitos mais que vencedores, portanto devemos seguir valorizando este sacrifício.

CONCLUSÃO

Há uma citação popular que se encaixa perfeitamente a este estudo; Texto sem contexto vira pretexto.

E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Colossenses. 2: 4.

Não se deixe levar pelas aparentes interpretações, com aparência de sabedoria, conheça o evangelho da verdade e trace bem este conhecimento. Você é um abençoado!

Para solicitar estudos escreva-nos: estudosparepense@gmail.com

Curta nossas paginas no Facebook:

JH CALQUEOS https://www.facebook.com/JH-Calqueos-267765700080161/

LOUVORES EM GRAÇA – https://www.facebook.com/Louvores-EM-GRA%C3%87A-547150175483721/